Educação
Foto: Prefeitura/Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (29/01/2025), estiveram em reunião com o Prefeito em Exercício, Rodrigo Ipê, a Secretária Municipal de Educação, Desporto e Cultura, Lurdes Dresch, juntamente com a Coordenadora da Educação Especial, Simone Flores de Mello, que representou a equipe de Educação Especial do Município de Três Passos. Durante o encontro, foram abordadas as propostas para 2025, destacando-se como principal objetivo o fortalecimento da Educação Especial.

A primeira meta discutida foi a verificação e o planejamento da viabilidade e execução de Políticas Públicas em suas respectivas instâncias e abrangências. Dentre elas, destaca-se a Lei Municipal 5795/2022, que propõe a criação de um Centro de Atendimento para Alunos com Deficiência, alinhando-se aos demais serviços já existentes que atendem o público-alvo da Educação Especial.

A Secretária também ressaltou a importância do fortalecimento das atuais parcerias intersetoriais de âmbito municipal, incluindo instituições e apoiadores como o Teacolhe Três Passos, APAE Três Passos, Teacolhe Frederico Westphalen e o CMR Norte Passo Fundo. Um dos enfoques centrais da Educação Especial será a formação contínua de todos os profissionais envolvidos com a Educação Inclusiva, tornando essa capacitação uma prática permanente frente aos desafios da área.

O Serviço de Educação Especial se estrutura de forma fortalecida, garantindo a continuidade do Projeto PAPPI (Projeto de Apoio Pedagógico na Primeira Infância). Esse projeto possibilita a observação do público da Educação Infantil, antecipando a implementação de Políticas Públicas Federais voltadas às crianças de zero a três anos. “Quanto mais precoce for o olhar sobre o desenvolvimento infantil, mais rápidas serão as adaptações e intervenções necessárias para o bem-estar da criança”, destacou a equipe da Educação Especial. Além disso, o PAP (Projeto de Apoio Pedagógico), que também é uma política pública consolidada, continuará integrando as principais ações da Educação Especial. O AEE (Atendimento Educacional Especializado) será estruturado e ampliado, considerando o aumento significativo da demanda nos últimos anos.

A administração municipal e a Secretaria de Educação reafirmam seu compromisso em oferecer o melhor serviço possível, respeitando as normativas vigentes. A proposta da Educação Especial para 2025 é ampliar essas ações, reavaliando as estruturas que podem ser aperfeiçoadas. A Educação Especial enfrenta desafios significativos, especialmente no que se refere à estrutura física e aos recursos humanos. Contudo, dentro do conceito de Educação Inclusiva, estuda-se a viabilização do aumento do número de profissionais e a expansão de espaços adequados às necessidades de cada criança. Um dos objetivos da Secretaria de Educação será a criação de uma Sala Experimental de Estimulação para alunos da Educação Infantil.

Por fim, a Educação Especial, como modalidade educacional, exige uma reavaliação diária de suas ações. Ela está diretamente ligada às demais modalidades e etapas educativas, bem como aos atendimentos psicopedagógicos e clínicos, serviços de Políticas Públicas, ações logísticas, recursos humanos, formações e transportes. Todas essas ações estão sendo organizadas para garantir o melhor atendimento possível aos alunos que necessitam da Educação Especial.

Assessoria de Comunicação