Ausente desde o último fim de semana, a chuva voltará a atingir o Rio Grande do Sul neste domingo (21). A manhã deve ter tempo firme e temperaturas em elevação em todo o Estado, mas a instabilidade avança ao longo do dia — principalmente em municípios das regiões Oeste, Centro e Noroeste, conforme a Somar Meteorologia.
As pancadas de chuva têm origem na formação de uma frente fria na tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Conforme a Somar, a precipitação será acompanhada de trovoadas e rajadas de vento de mais de 60 km/h e chegará ao Estado a partir da Campanha.
Em Porto Alegre, na Serra e no Norte, a nebulosidade aumenta, mas ainda não deve chover no domingo. Na Capital e na Região Metropolitana o dia será agradável e predominantemente ensolarado. Os termômetros variam entre 13°C e 26°C em Porto Alegre.
A chuva será mais constante no Rio Grande do Sul na segunda-feira (22). A passagem da frente fria deve manter o tempo instável e intensificar as rajadas de vento, que pode chegar aos 70 km/h. Com o tempo fechado, a temperatura deve cair em relação aos últimos dias, mas não chega a fazer frio.
Gaúcha ZH