A Sony está desenvolvendo um ar-condicionado e aquecedor portátil, que pode ser “vestido”. Por meio de uma plataforma de crowdfunding, a empresa japonesa First Flight busca financiamento coletivo para o aparelho chamado Reon Pocket.
Conforme informações do site Olhar Digital, a tecnologia se encaixa em um bolso na base do pescoço de uma camiseta especial e utiliza o efeito Peltier para baixar a temperatura corporal. Segundo o site Gizmodo, a Sony realizou centenas de simulações e, em dias frios, ele pode supostamente aumentar a temperatura em cerca de 8ºC. Já em dias quentes, o Reon Pocket pode supostamente esfriar a temperatura corporal de um usuário em 13ºC. Assim, é possível usar uma roupa formal de negócios, como terno por exemplo, em um dia abafado e continuar fresco e sem suar.
Inicialmente, o funcionamento será por meio de um aplicativo móvel, para controlar a temperatura. Mas a Sony planeja uma atualização que funcione automaticamente. A bateria deve durar até 24 horas após a carga, segundo a empresa. No entanto, informantes japoneses afirmaram que a bateria dura menos de duas horas. A previsão de lançamento do Reon Pocket é março de 2020, apenas no Japão. O custo do aparelho será de 12,760 ienes (cerca de R$ 440).
ZH/Olhar Digital