Educação
Foto: Divulgação

Na quarta–feira, 28 de agosto, a turma do 5º Ano do Ensino Fundamental realizou uma viagem de estudos, contemplada na disciplina de Geografia e coordenada pela professora Cecília Opermann.

Inicialmente, os alunos conheceram o Cemitério dos Degolados, às margens da RS 155 km 75, em Santo Augusto.  No local aconteceu o conflito que envolveu os grupos políticos denominados Chimangos e Maragatos do Rio Grande do Sul e que durou 324 dias.

Na sequência, eles visitaram a Usina Velha, localizada a cinco quilômetros de Ijuí. A Usina Velha é considerada a hidrelétrica mais antiga do Rio Grande do Sul em funcionamento e utiliza equipamentos originais de 1923.

Depois, conheceram o Museu Antropológico Diretor Pestana, da Unijuí, que tem um papel importante na preservação de documentos e produções da comunidade regional.

Em Santo  ngelo, os alunos visitaram a Catedral e o Memorial Coluna Prestes. Trata-se de um museu localizado no prédio da antiga estação ferroviária do município. Em seu acervo se encontram documentos, fotos e outros materiais sobre uma das maiores marchas revolucionárias da humanidade, a Coluna Prestes, liderada por Luís Carlos Prestes, que teve como berço o município de Santo  ngelo.

A culminância da viagem foi no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, um conjunto de ruínas da antiga redução de São Miguel Arcanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões, e um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo, localizadas no município de São Miguel das Missões. Lá, os alunos também visitaram o Museu das Missões e apreciaram o Espetáculo Som e Luz.

Para a professora Cecília, as viagens de estudo proporcionam a descoberta de novos conhecimentos e a vivência, na prática, o que se aprende na teoria da sala de aula. Também agrega a possibilidade de reconhecer como o passado influencia no presente e de observar vestígios do passado dentro da evolução da Terra e da cultura dos povos.

Colégio Ipiranga