Um garimpeiro que trabalhava na extração de pedras preciosas em Cristal do Sul, no norte do Estado, morreu na tarde desta terça-feira, 10. A principal hipótese é que tenha sido vítima de um acidente durante a detonação de uma furna. Cristal do Sul faz parte dos municípios da região que possuem garimpos, no total, são mais de 1.400 garimpeiros distribuídos em outros sete municípios da região.
Elemar Ismael Gemelli de, 31 anos, trabalhava em uma mina de Ametistas da família na localidade de Linha Gemelli, a 07 quilômetros do centro da cidade. O acidente teria ocorrido por volta das 16 horas.
O garimpeiro foi socorrido e levado ao Hospital São José de Rodeio Bonito, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes de dar entrada no hospital.
A Polícia Civil investiga o caso. A principal hipótese é que, durante a detonação, ele tenha sido atingido por pedras. A polícia também vai investigar se o garimpeiro usava os equipamentos de segurança exigidos e se a mina trabalhava regularmente. O corpo será submetido à necropsia para confirmar a causa da morte.
In Foco RS