Especial
Mais de 2 mil pessoas visitaram o local no último fim de semana. Foto: TP News

O próximo fim de semana deve repetir o grande número de visitantes no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas. No último domingo, 5, foram mais de 1600 turistas. O baixo nível do rio Uruguai, na fronteira com a Argentina, aumenta a visibilidade das quedas que podem chegar a 8 metros de altura, além do ruído estrondoso, gerando belas imagens.

O Salto do Yucumã é a principal atração turística natural do Noroeste do RS. Uma falha geológica, a única do gênero no mundo, formando um desfiladeiro de 1.800 metros de quedas transversais de águas paralelas ao canal, atrai visitantes de várias regiões, principalmente no verão, que vivem uma experiência de contato direto com a natureza em uma área de conservação.

Passeios de barco somente pelo lado argentino. Foto: TP News

Porém, o grande número de turistas, por um lado, excelente para o turismo regional, por outro, pode comprometer o equilíbrio ecológico no Parque do Turvo, que é uma uma reserva ecológica. A área abriga espécies ameaçadas de extinção como a onça-pintada, a onça-parda, cateto, anta, pica-pai-rei, jacutinga, uru e harpia.

1.800 metros de quedas d’água. Foto: TP News

Nesta semana, a Gestão Compartilhada do Turismo divulgou nas redes sociais uma nota de esclarecimento sobre o movimento de turistas e as filas que se formaram, no último fim de semana. As maiores reclamações dos usuários foram a demora no preenchimento do Termo de Responsabilidade na venda do ingresso e do tamanho da fila para a entrada.

Lagoa do Marrecos. Foto: TP News

Conforme o gestor ambiental do Turvo, Rafael Diel Schenkel, várias sugestões estão sendo analisadas, entre elas, a venda de ingressos online, um limite de visitantes/dia que não ultrapasse a capacidade do parque e o acesso de até 252 pessoas de carro e o restante através de transporte coletivo.

O funcionamento na unidade de conservação é de quinta à segunda-feira, das 8h às 16h.