Variedades
Foto: HDP

Às 13h38min desta sexta-feira, 17, Lilian Renata Kuviatosz, 24 anos, moradora de Frederico Westphalen, deu à luz a gêmeos, com 24 semanas de gestação, no Hospital Divina Providência (HDP), em FW, sendo atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do sobreaviso médico do hospital, pelos seguintes profissionais: Edu Roberto Cerutti Barros – pediatra, Scheila da Silva – obstetra, e Carlos Roberto Sulzbach – anestesista.

Os recém-nascidos – Artur e Bernardo – pesaram 828 gramas e 750 gramas, respectivamente.

Segundo o pediatra Edu Barros, que atendeu as crianças desde o nascimento, os acompanhou, junto com a equipe de enfermagem da casa de saúde, liderada pela Supervisora de Assistência Hospitalar, enfermeira Márcia de Oliveira, até o transporte, o primeiro bebê nasceu relativamente bem e o segundo em parada cardíaca, sendo reanimado. “A nossa opção foi por entubá-los e eles se mantiveram com a saturação boa durante todo o período que estiveram conosco no hospital. Conseguimos mantê-los em sobrevida, em situação de razoável a boa”, comentou o pediatra, que já passou por várias situações parecidas durante a carreira. Ambos foram transferidos por uma UTI Móvel, à UTI Neonatal do Hospital São Vicente, de Passo Fundo, no início da noite desta sexta-feira.

Foto: HDP

A mãe contou que fez todo o pré-natal pelo SUS, inclusive realizou também o exame morfológico. A última consulta com o obstetra foi na quarta-feira, 15, e os bebês estavam bem. Porém, na manhã desta sexta-feira, 17, a bolsa estourou, mas ela pensou que fosse urina e foi trabalhar normalmente. Porém, perto das 11 horas começou a sentir dores e foi levada até o hospital, onde chegou em trabalho de parto. “Eu nem levei roupas para os bebês, pois nunca imaginei que estivesse na hora de eles nascerem. Iriamos fazer o chá de fraldas no domingo, 19, ainda na espera de completar as semanas para o nascimento. Mesmo eles terem nascido antes do tempo, estamos, eu e meu marido, muito felizes, pois são os nossos primeiros filhos, e também pelo ótimo atendimento que tivemos desde a chegada no hospital. Não tenho como mensurar a atenção que recebi desde que dei entrada no HDP e nossos filhos não ficaram sequer um minuto sem profissionais por perto. Isso nos tranquilizou muito e não temos palavras a agradecer a estes profissionais”, disse a mãe.

De acordo com a diretora-geral do HDP, Roselei Enderle, a principal missão de toda a equipe do hospital é salvar vidas, e os profissionais sempre se empenham ao máximo para que este objetivo seja alcançado com cada paciente, independentemente da idade.

Assessoria de Imprensa HDP