Cidade
SES não levou em conta resultados de três exames. Foto: Reprodução

Um áudio que circula no WhatsApp desde a quinta-feira, 14, está ganhando repercussão em Três Passos. Na gravação, suposto médico plantonista que atestou a morte da paciente, uma mulher de 80 anos, moradora de Esperança do Sul, que aconteceu na manhã da última segunda-feira, 11, no Hospital de Caridade de Três Passos, relata a exigência da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRS, de Frederico Westphalen, obrigando-o a atestar o registro de óbito da idosa por coronavírus mesmo com três exames, dois rápidos e um do Lacen-RS, resultarem negativos.

Questionada pelo Três Passos News na tarde de quinta-feira, 14, sobre a morte da moradora de Esperança do Sul confirmada por coronavírus, apesar de três exames realizados resultarem negativos, um deles pelo LACEN, a Secretaria Estadual de Saúde – SES prestou o seguinte esclarecimento:

A Secretaria da Saúde esclarece que, apesar de resultado laboratorial negativo, o caso de residente de Esperança do Sul é confirmado para COVID-19. Trata-se de um diagnóstico feito pelo critério clínico epidemiológico. Ou seja, a confirmação se deu em virtude dos sintomas apresentados pela paciente (quadro clínico) e o contato próximo a outras três pessoas com sintomas da doença e que tiveram resultado positivo para o novo coronavírus por testes rápidos (histórico epidemiológico). Situações como essa são previstas nos guias de vigilância do país e internacionais e são critérios reconhecidos na área da epidemiologia.

Na manhã desta sexta-feira, 15, o Três Passos News entrou em contato com o Hospital de Caridade, Coordenadoria Regional de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, solicitando uma posição sobre o áudio original, mas até o momento não houve nenhum retorno. O secretário de Saúde de Esperança do Sul, Ademir da Cruz, cobrou uma posição da 19ª CRS e do HCTP, mas também não obteve resposta.

A morte da idosa causou comoção e aumentou a dor dos familiares, moradores de Três Passos e de Esperança do Sul, que não puderam se despedir da ente querida. Com o óbito atestado às 11h30, por precaução, a mulher foi levada diretamente do hospital ao cemitério e sepultada, às 15 horas, em Esperança do Sul.