Completou uma semana nesta sexta-feira, 22, o desaparecimento de um menino de 11 anos na cidade de Planalto, no Noroeste do RS. Conforme relato da mãe à polícia, ela deixou Rafael Mateus Winques no quarto para dormir e quando acordou, no dia seguinte, a criança não estava mais no local.
Ainda conforme relato da mãe, a cama estava desarrumada e a porta da casa encostada. O local não tinha sinais de arrombamento. A principal suspeita é de que ele tenha saído de casa durante a noite. A família procurou por Rafael na casa da avó e na casa de amigos, mas ele não foi encontrado. O menino estava vestindo uma camiseta de futebol do Grêmio, calça de moletom preta, chinelos e óculos de grau. O pai da criança reside no interior de Bento Gonçalves.
Na segunda-feira, 8, o corpo de Bombeiros de Palmeira das Missões e a Brigada Militar de Frederico Westphalen auxiliaram nas buscas, com a ajuda de cães farejadores, em uma mata que fica próxima a casa da família. Buscas em cidades vizinhas também estão sendo feitas.
A Polícia Civil segue mobilizada nas buscas, realizou oitivas com parentes e diversas diligências. A investigação vai procurar pistas no celular do menino. O aparelho será periciado para tentar extrair possíveis dados que auxiliem a desvendar o paradeiro dele. Os moradores do município estão se mobilizando para realizar novas buscas.