Cidade
Decisão do governador sai nesta segunda-feira. Foto: Arquivo/TP News

Três Passos e mais 11 municípios da Região Celeiro recorreram neste domingo, 21, com recurso através da Amuceleiro, da mudança de bandeira de laranja (risco médio) para vermelha (risco alto) anunciada pelo Governo do Estado no final da tarde de sábado, 20.

Além de Três Passos, foram enquadradas à bandeira vermelha do Programa de Distanciamento Controlado as cidades de Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Derrubadas, Esperança do Sul, Miraguaí, Redentora, Tenente Portela, Tiradentes do Sul e Vista Gaúcha.

A medida, se não for revertida, valerá para entre os dias 23 e 29 de junho. O governador recebeu os relatórios e solicitação de reversão, vai analisar os fatos na manhã desta segunda-feira, 22, e de tarde deverá se manifestar se mantém ou não a decisão. As doze cidades aguardam com expectativa a decisão do Governo do Estado.

A bandeira vermelha representa uma situação mais preocupante. Em virtude disso, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem permanecer abertos, mantendo 50% dos trabalhos. A partir do sinal vermelho, restaurantes e lancherias ficam proibidos de receber clientes no local, bem como, academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos e serviços de higiene pessoal, como cabeleireiro e barbeiro, passam a ser totalmente vedados.

Confira abaixo nota da Amuceleiro

A AMUCELEIRO – Associação dos Municípios da Região Celeiro do Rio Grande do Sul, na qualidade de representante dos interesses dos municípios associados recebe em tom de discordância as alterações promovidas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, quando do anúncio da nova classificação de 12 municípios da Região Celeiro, os elevando à Bandeira Vermelha do Programa de Distanciamento Controlado.

A AMUCELEIRO, após deliberação, entende que a elevação do nível de risco e o consequente impacto negativo nas atividades econômicas e sociais feito de forma regionalizada, agrupando as Regiões R15 e R20 em um mesmo setor, não levou em consideração as peculiaridades locais dos pequenos municípios da nossa região.

Tendo em vista a discordância com a alteração do nível de risco dos municípios de Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Derrubadas, Esperança do Sul, Miraguaí, Redentora, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha, a AMUCELEIRO informa à comunidade regional que apresentou, neste domingo, 21 de junho, recurso junto ao Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE), setor responsável pela articulação das ações governamentais de acompanhamento e definição de estratégias de enfrentamento da pandemia.

Conforme análise de dados recolhidos junto aos municípios associados atingidos pela elevação da Bandeira Laranja para Bandeira Vermelha, a AMUCELEIRO acredita ter um conjunto probatório suficiente para que o COE receba e dê provimento ao recurso, para que os municípios associados atingidos pela mudança permaneçam classificados na Bandeira Laranja.

O Presidente da AMUCELEIRO, Prefeito de Braga, Carlos Alberto Vigne, em nome dos prefeitos da Região Celeiro reforça o compromisso de todos os municípios associados na preservação das vidas de seus munícipes, com duas grandezas a serem compatibilizadas: ações em saúde e a manutenção da sobrevivência das pessoas através do desempenho das atividades econômicas.