A semana, que começou com temperaturas bem acima da média para o período, seguirá assim até ao menos a próxima quinta-feira, 25, quando um novo sistema frontal (frente fria) deve avançar pelo estado, pondo fim a uma longa jornada com vários dias marcados por temperaturas altas para a época. Nesta segunda-feira, assim como nos últimos dias, fez muito calor em várias regiões do estado, especialmente em áreas do centro/norte, oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, com marcas de 29,6°C em São Luiz Gonzaga e 29,4°C em Cerro Largo.
Nesta terça-feira, 23, a condição do tempo não muda muito. No RS, o sol deve aparecer entre muitas nuvens na maior parte do estado e o vento norte que denota a advecção de ar quente em baixos níveis deve proporcionar mais um dia com altas temperaturas para a época, especialmente em pontos da Fronteira Oeste, Vales e Grande Porto Alegre, onde as marcas devem ficar próximas ou até um pouco superiores aos 30°C.
Na quarta-feira, 24, o aprofundamento de um sistema de baixa pressão no Uruguai ao longo do dia, deve começar a impulsionar o avanço da frente fria pelo Rio Grande do Sul. A quarta-feira ainda deve ser marcada por muita instabilidade no Uruguai e em áreas da metade sul e fronteira oeste no RS, com chance de temporais com chuva forte, rajadas de vento de 70 km/h e eventual precipitação de granizo ao longo do dia (acompanhe os avisos de curto prazo).
Na quinta-feira, 25, a frente fria finalmente avança por todas regiões do estado, e ainda por SC e PR, provocando pancadas de chuva localmente fortes com trovoadas (com chance de temporais com ventos fortes e precipitação de granizo em pontos isolados) em todas as áreas do RS ao longo do dia.
Neste dia, vale destacar, além das chuvas as baixas temperaturas no período da tarde que já devem se fazer presentes em pontos de maior altitude do Sul do Rio Grande do Sul com marcas próximas ou inferiores aos 10°C durante a tarde em pontos da Serra do Sudeste, acompanhando o vento Minuano (Sudoeste) que deve soprar com rajadas entre 40/60 km/h (pontualmente mais altas) intensificando ainda mais a sensação de frio.
Entre a sexta-feira e o final de semana, o ar polar se intensifica sobre o Uruguai e RS, proporcionando dias mais secos (com a presença do sol entre nuvens) e trazendo uma jornada com baixas temperaturas e forte sensação de frio tanto durante as madrugadas quanto durante a tarde. Durante as madrugadas, as atuais projeções dos principais modelos numéricos de previsão do tempo apontam temperaturas abaixo dos 5°C em grande parte do estado e Uruguai durante o amanhecer e abaixo dos 15°C durante a tarde, inclusive com marcas inferiores os 10°C em pontos da Serra do Sudeste, Serra Geral e Aparados durante o período.
Apesar da projeção relativamente longa (130/140h) a propensão maior a ocorrência de geadas, pelas projeções atuais, fica por conta do próximo Domingo (28), quando condições de nebulosidade e de vento podem favorecer a ocorrência do fenômeno do tipo “geada branca” em diversas áreas do Uruguai e Rio Grande do Sul.
Imagens da saída de hoje do modelo canadense CMC, atentam para a primeira massa de ar polar do “inverno astronômico de 2020” com temperaturas muito baixas entre o Uruguai e RS no amanhecer da próxima sexta, sábado e domingo (26, 27 e 28).
Sigma Meteorologia