Uma ocorrência de descaminho foi registrada pela Brigada Militar de Crissiumal no final da tarde dessa terça-feira (29) na localidade de Barra do Lajeado Grande.
Segundo o comunicado do CRPO Fronteira Noroeste enviado à imprensa regional, durante patrulhamento na área de fronteira entre o Brasil e a Argentina, a Guarnição de serviço avistou diversos barcos, caminhões e pessoas carregando soja na beira do rio do lado Argentino e trazendo para o Brasil. Foram visualizados dois barcos cheios de sacas de soja, os quais adentraram no lado Brasileiro pelo rio Lajeado Grande. A guarnição foi acompanhando a pé os barcos pela costa brasileira e na área de Crissiumal, sem perdê-los de vista, e visualizaram os mesmos parando em um porto clandestino no lado de Tiradentes do Sul, dentro do rio Lajeado Grande.
Foi realizada abordagem de um caminhão saindo da beira do rio carregado com aproximadamente 250 sacas de soja, além de um Fiat Strada.
Os envolvidos foram conduzidos ao Órgão Policial Militar em Crissiumal, onde conforme orientação do Delegado da Polícia Federal não houve flagrante, no entanto os veículos e a carga de soja foram apreendidos, conforme auto de apreensão, para posteriormente serem encaminhados a Receita Federal.
O acusado afirma que foi contratado para puxar a soja proveniente da Argentina, que faz carregamentos diários, inclusive em finais de semana e à noite. Afirma também que sabe que a soja entra de maneira clandestina, sem o devido imposto, e que a soja é de procedência estrangeira (Argentina), porém realiza o serviço mesmo assim.
CRPO Fronteira Noroeste