Conhecida como controle de pragas, a dedetização se trata de um serviço fundamental sob vários aspectos.
É inquestionável a importância da dedetização, mediante a quantidade de problemas que os insetos e roedores podem nos trazer. A limpeza e eliminação/controle de pragas é fundamental para que o estabelecimento tenha boa reputação e seja bem-sucedido.
De acordo com a resolução RDC nº 52 da ANVISA em sua seção III. Artigo 4º, a periodicidade da dedetização deve ser de, no mínimo, UMA VEZ POR MÊS. Como regra geral, as dedetizações devem ser feitas de 6 em 6 meses – mesmo que você não esteja vendo nenhuma praga no local. O motivo é simples: infestações não surgem do dia para a noite. Elas vão acontecendo aos poucos, até que ficam visíveis. Ou seja: mesmo que você não esteja vendo nenhum rato ou inseto, eles já podem ter voltado. Aí, vale o ditado: prevenir é melhor do que remediar.
O Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação da ANVISA dá ênfase que o serviço de alimentação deve ser livre de vetores e pragas.
No caso de infestações em ambientes hospitalares existem riscos para os pacientes e profissionais da saúde. Pois infecções por algum microrganismo podem complicar ainda mais o tratamento dos pacientes internados e até levá-lo a morte. Além dos problemas relacionados à saúde, a credibilidade de um hospital infestado por estes, torna-se ruim e também pode haver o comprometimento de equipamentos e da rede elétrica, causando curtos-circuitos. A Consulta Pública n° 76, de 23 de dezembro de 2008, estabelece que só podem ser realizados por empresas especializadas.
Diante de tal importância, tanto em relação às normas da ANVISA, quanto pelo sucesso do empreendimento e saúde das pessoas, a Vigilância Sanitária tem papel fundamental na promoção do bem-estar e qualidade de vida de todos aqueles que consomem bens e serviços.
A equipe de Vigilância Sanitária, geralmente formada por profissionais de diversas áreas de atuação (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, veterinários, engenheiros, agentes, entre outros), tem o papel de promover a orientação, fiscalização e punição, quando necessário, de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, como hospitais, consultórios médicos, odontológicos, laboratórios de análises clínicas, atividades de estética, asilos, mercados, lanchonetes, restaurantes, bares, açougues, padarias e afins. Monitora e fiscaliza também a água distribuída para o consumo humano no município por meio de análises de campo e laboratoriais a fim de garantir a segurança do consumidor quanto à saúde.
Com o objetivo de fazer cumprir a proteção, promoção e preservação da saúde, se faz obrigatório uma dedetização profissional para todas as atividades que necessitam de Alvará.
Ajudamos empresas e empreendedores a solucionar problemas com insetos e roedores, executado de forma preventiva e corretiva, conforme a ANVISA.
Fornecemos certificados e laudos necessários para a regulamentação da sua empresa.
Nosso trabalho é facilitar o seu sucesso!