Tempo
Avenida Júlio de Castilhos, centro. Foto: TP News

Para não cometermos injustiças, é normal sim o Rio Grande do Sul registrar episódios de calor em pleno auge do inverno, entretanto, a pequena sequência é rompida por uma frente fria. O que os modelos meteorológicos desenham para agosto é um cenário anormal e com cara de fim de primavera e início de verão.

Na última saída do modelo CFS, o prognóstico aponta para temperaturas médias ligeiramente acima do normal em TODO o Estado. Isso não quer dizer que não teremos frio até o próximo dia 31 deste mês, mas a própria frase já diz: a MÉDIA será acima do normal, o que quer dizer que os dias com “calor” predominarão.

Em relação a chuva, ao que tudo indica, a primeira quinzena será seca, com a volta da normalidade pluviométrica apenas na segunda quinzena do mês.

Isso tudo graças a Oscilação Antártica com patamar POSITIVO, o que “represa” as massas de ar frio no sul do continente. E claro, a famosa ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) que influenciará diretamente no tempo seco em muitas partes da América do Sul.

Meteo RS