Cidade
Agricultor mostra o que tem ainda de água para consumo. Foto: Arquivo Pessoal

Um morador de Alto Molina procurou o Três Passos News nesta quinta-feira, 13, para relatar que terá água para dar de beber ao gado e para consumo doméstico, em duas fontes de sua propriedade, ainda por mais dois dias. Segundo Carlos Dickel, ele foi até a prefeitura pedir para que o caminhão pipa levasse água, mas não foi atendido.

Conforme a Câmara Municipal de Vereadores, houve reuniões com os moradores da localidade de Alto Molina, nos dias 31 de dezembro de 2019 e no dia de hoje, 02 de janeiro de 2020, para debaterem sobre a falta de água que afeta alguns moradores da região. Participou também da reunião, a convite dos vereadores, o secretário municipal de agricultura Lauri Kanitz.

A falta de água estava ocorrendo, tendo em vista que nenhum morador quis assumir a presidência da rede de água, pois o mesmo tem a responsabilidade de fazer a leitura e a cobrança mensal de cada usuário, gerando uma responsabilidade que ninguém quer assumir.

Fonte quase seca. Foto: Arquivo Pessoal

Uma das ex-presidentes arcou financeiramente com os custos, sendo incluída no SPC (sistema de proteção ao crédito), por falta de pagamento, referente aos meses que outros moradores não efetuaram pagamento. O presidente da rede tem que passar a conta de luz, do gerador da bomba de água, para o seu nome, assumindo a responsabilidade pela conta da luz.

Nestas duas reuniões realizadas na Câmara, ficou decidido, para que os moradores não ficassem sem água, que a prefeitura municipal iria fornecer água através de caminhões pipas, até que os moradores decidam quem será o novo presidente da rede.

O secretário, Lauri Kanitz, se comprometeu em fazer todos os reparos e entregar a rede funcionando.