Tempo
Trecho do rio Uruguai entre Itapiranga e Barra do Guarita. Foto: Arquivo/TP News

Os modelos meteorológicos mostram um cenário preocupante para o Estado do Rio Grande do Sul para esta primeira quinzena de março, segundo o MeteoRS.

Conforme o MeteoRS, praticamente todas as regiões gaúchas não registrarão uma gota de chuva sequer até, pelo menos, o dia 15/03. Além disso, a baixa umidade do ar e o calor contribuirão para o elevado risco de queimadas. A modelagem projeta índices na casa de 20% de umidade relativa do ar, valor extremamente baixo. Para se ter uma ideia, o recomendável ao corpo humana são valores na casa dos 60% de umidade.

O MeteoRS faz um alerta especial devido à grande magnitude da onda de calor. Os termômetros tendem a subir mais na segunda semana de março, quando poderão bater facilmente os 40°C em muitos pontos do Estado, com exceção do Litoral. Chama-se a atenção o prognóstico estadunidense GFS, que chega a mostrar máximas perto dos 45°C em setores dos Vales e Centro. Mas dados mais precisos serão atualizados, mas é certo que fará muito calor.

Ainda conforme a MeteoRS, espera-se que as temperaturas desçam e voltem à normalidade na segunda quinzena de março. Entretanto, sem acumulados pluviométricos significativos para o alívio da seca que castiga o Rio Grande do Sul.

Confira a previsão da semana para Três Passos:

https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/2692/trespassos-rs