Dicas
Foto: Reprodução

Por mais prazerosa que tenha sido uma refeição, muitas vezes o mal-estar da digestão cobra o seu o preço, e a sensação de queimação provocada pela azia ou o inchaço agravado pelos gases pode nos fazer pensar que deveríamos ter comido menos.

Além de moderar na quantidade, escolher alimentos que auxiliam a digestão pode ajudar a evitar estes problemas. A nutricionista Cintya Bassi, do Grupo São Cristóvão Saúde, listou os ingredientes que não podem faltar nas refeições para que o intestino funcione corretamente.

Alimentos digestivos

De acordo com a especialista, uma boa digestão significa que o intestino conseguiu absorver o que há de melhor nos alimentos e eliminar suas toxinas. Os ingredientes a seguir contribuem para esta tarefa e ainda fornecem substratos que protegem a parede do estômago e evitam irritações.

1. Frutas

Crie o hábito de incluir frutas na sua salada durante as refeições: o abacaxi, por exemplo, possui uma enzima natural que facilita a quebra de proteínas e gorduras e reduz a sensação de peso durante a digestão. O mamão contribui para o bom funcionamento do intestino, e as frutas vermelhas têm ação anti-inflamatória sobre o aparelho digestivo.

2. Cereais integrais

Suas fibras e nutrientes facilitam o trânsito intestinal e ajudam a proteger o aparelho digestivo de doenças como o câncer. Para incluí-los na dieta, basta adicionar grãos de linhaça à sua salada ou trocar o arroz branco pelo integral.

3. Azeite

Uma boa salada precisa de um bom azeite, e o extra virgem de oliva é a melhor opção entre os óleos vegetais, de acordo com a especialista. Ele favorece a composição das secreções biliares, diminuindo a sobrecarga sobre órgãos como o pâncreas e a vesícula durante a digestão.

4. Gengibre

Além de agradar ao paladar de muita gente, o sabor picante do gengibre ajuda a aliviar o desconforto digestivo e prevenir a ocorrência de náuseas e vômitos após as refeições. A nutricionista também ressalta que o tubérculo é rico em óleos essenciais que favorecem a digestão.

5. Iogurte

Para a sobremesa, aposte nos probióticos presentes nos iogurtes, que ajudam a recompor a flora intestinal, protegendo o aparelho digestivo e evitando o acúmulo de gases graças à eliminação das bactérias nocivas ao organismo.

Além de incluir estes ingredientes nas refeições, a nutricionista Cintya Bassi lembra que uma boa digestão começa pela mastigação correta dos alimentos e passa por um repouso adequado depois de comer. Ela recomenda evitar jejuns prolongados, que deixam os órgãos mais vulneráveis ao ácido gástrico.

Vix.Com