Tempo
Foto: Arquivo/Três Passos News

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul neste sábado, porém a circulação de umidade de uma área de baixa pressão no oceano ainda traz predomínio de nublado a encoberto com momentos de melhoria isolados na Metade Leste do Estado. É a parte do território gaúcho que ainda deve ter chuva e garoa persistente no decorrer do dia. Casos da Serra, do Litoral, Grande Porto Alegre e a áreas das lagoas. Como é normal ocorrer em dias de circulação de umidade ciclônica, e se viu em Porto Alegre e outras cidades da região metropolitana na sexta-feira, ocorrem pancadas bastante isoladas de chuva forte a torrencial de caráter passageiro que podem trazer altos volumes em curto período. Na Metade Oeste, o tempo firme predomina neste sábado com sol e nuvens esparsas. Por isso, embora na maior parte dos municípios a temperatura permaneça agradável, faz calor no Oeste e no Noroeste à tarde com marcas mais elevadas na região de Santa Rosa, onde as máximas podem atingir até 33ºC.

TEMPO INSTÁVEL ATÉ TERÇA-FEIRA

O tempo não firma tão cedo no Rio Grande do Sul. Mesmo que ocorram aberturas de sol, chove todos os dias no Estado ao menos até terça-feira. Isso não significa que na sua cidade, por exemplo, vai ter chuva todos os dias até terça e sim que ao menos em parte do território gaúcho choverá. Em alguns dias, como neste sábado, a chuva alcança um menor número de áreas, concentradas na Metade Leste, enquanto em outros, caso deste domingo, as precipitações atingem um maior número de pontos na maioria das regiões. Neste domingo, o sol até chega a aparecer em diversas regiões acompanhado de nuvens, mas no Leste gaúcho pode ter chuva isolada desde o começo do dia. No decorrer da manhã, área de instabilidade vão avançar com chuva pelo Oeste e Sul a partir do Nordeste da Argentina e do Uruguai, alcançando as demais áreas do Estado da tarde para a noite. Somente pontos mais a Nordeste do Rio Grande do Sul podem ficar sem chuva neste domingo que será de temperatura agradável.

VOLUMES DE CHUVA NÃO DEVEM SER ALTOS NA MAIORIA DAS CIDADES

Embora se preveja um quadro de instabilidade para hoje e os próximos dias, os volumes não tendem a ser altos na maioria dos pontos. Até terça, a maior parte das localidades gaúchas deve ter acumulados inferiores a 15 mm ou 20 mm, em vários pontos até inferiores a 5 mm. Em pontos do Sul, do Leste e da Fronteira Oeste, entretanto, pode chover mais. Com a chuva, mais ou menos abrangente conforme o dia, não se instala uma sequência de dias de tempo seco que permitiria elevação maior da temperatura. Por isso, com exceção de áreas mais ao Oeste e o Noroeste, que devem ter algumas tardes de calor como neste sábado, até o meio da semana que vem a temperatura vai estar predominantemente agradável na maioria dos municípios gaúchos.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CsCEOkj2FFZHrOaxRW43ot

MetSul Meteorologia