Tempo
Foto: Ilustração

Os modelos meteorológicos, nas suas últimas atualizações, agravaram o risco de tempo severo no Rio Grande do Sul durante este sábado (16/07). A frente quente, que atua sobre o território gaúcho desde essa quinta-feira (14/07), se transformará em frente fria ao passo que uma massa de ar polar avança em direção ao RS, “empurrando” as instabilidades de Sul para Norte.

O causador dessa deterioração é um sistema de baixa pressão, que fortalecerá os Jatos de Baixos Níveis (JBN), aumentando o contraste de temperaturas e instabilizando ainda mais a atmosfera. O sábado será instável em todas as regiões, com alto risco de temporais em qualquer ponto. Regiões como o Centro, Oeste, Sul e Campanha, têm chance maior para tempestades.

Modelo alemão Icon sinalizando uma potente corrente de vento nas camadas mais baixas da atmosfera. Esse cenário é perigoso por fortalecer os temporais.

Além dos temporais, a MeteoRS Meteorologia chama a atenção para o vento forte do quadrante Norte antes da chegada do ar frio. O Planalto Médio, Centro (área de Santa Maria) e Serra (Aparados) com risco de ventania.

Esse sistema de baixa pressão se deslocará rapidamente para alto-mar até o fim do dia, se transformando em um ciclone extratropical. O alerta a partir desse momento é em relação ao vento Minuano (não relacionado a temporais). O tempo abrirá rapidamente no decorrer do domingo (17), mas as rajadas serão fortes no Leste e Serra, ficando na casa dos 70 km/h na virada do dia do sábado para o domingo.

Receba as nossas notícias no WhatsApp: https://bit.ly/3PALLz3

Meteo RS