Tempo
Foto: Luís Carlos Pez/Três Passos News

A MetSul Meteorologia alerta para chuva volumosa em parte do Sul do Brasil neste começo de semana. Não será um episódio de precipitação excessiva generalizado, embora a previsão seja que chova em quase todo o Sul do país entre este domingo e a terça-feira. Os índices de chuva em algumas cidades devem atingir a média de todo o mês de abril em apenas 48 a 72 horas.

O mapa mostra a projeção de chuva do modelo meteorológico alemão Icon. A simulação computadorizada indica acumulados de 100 mm a 150 mm, isoladamente até superiores, em pontos do Noroeste e do Norte do Rio Grande do Sul, além do Oeste de Santa Catarina e do Paraná.

O modelo WRF da MetSul tem indicativo muito semelhante, embora aponte os acumulados de precipitação mais altos no Oeste de Santa Catarina e parte do Paraná. Como se vê no mapa abaixo do WRF, diferentemente do Icon, a área de chuva volumosa é menor no Rio Grande do Sul e maior sobre os territórios catarinense e paranaense.

A mudança do tempo já começa hoje com a instabilidade retornando para o Rio Grande do Sul. O sol chega a aparecer na maioria das regiões gaúchas neste domingo, sobretudo na Metade Leste, mas o tempo começa a mudar com aumento de nuvens. Instabilidade ingressa pelo Noroeste e a Fronteira Oeste e avança. Em áreas mais ao Leste gaúcho a chuva só chega no fim do dia ou na segunda-feira.

Ar mais quente e úmido traz instabilidade nesta segunda-feira com chuva na maioria das regiões e localmente forte. A instabilidade, entretanto, não se resume à segunda e vai prosseguir no Rio Grande do Sul durante a terça-feira. Uma frente fria avança pelo território gaúcho entre terça e o começo da quarta com instabilidade e precipitação na maioria das localidades.

Não se antecipa risco de temporal na maior parte do Rio Grande do Sul neste começo de semana com a instabilidade, entretanto em pontos localizados do Noroeste e do Norte do Rio Grande do Sul e de áreas mais a Oeste de Santa Catarina e do Paranã não se pode descartar a possibilidade de ocorrências muito isoladas de granizo e vento forte.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CagWQyL5VU7A9hgigUWaDc

MetSul Meteorologia