Um animal silvestre foi encontrado morto no início da noite desta segunda-feira, 8, em Três Passos. O fato aconteceu, por volta das 18h30, no trecho da rodovia entre Três Passos e Esperança do Sul (VRS-822).
O condutor de um veículo passava pelo local, em Esquina Cinamomo, quando avistou o animal, uma jaguatirica, caído e sem vida no acostamento. O felino é bastante confundido com onça na nossa região.
Sobre o animal
A jaguatirica, também conhecida como gato do mato, é um animal da família dos felinos, considerado o terceiro maior entre eles, ficando atrás apenas da onça pintada e do puma. O nome “jaguatirica” tem origem na língua tupi-guarani. Ela é composta pela junção das palavras: îagûara (“onça”) e tyryka (“recuo, afastamento, fuga”), formando o significado: “onça que se afasta”.
Sua aparência, inclusive, se assemelha muito a de uma onça pintada, porém a jaguatirica tem um porte menor. Ela tem uma pelagem marrom brilhante, com pintas amarelas, na posição horizontal, circundadas pelo preto.
Grande parte das jaguatiricas são encontradas em países da América do Sul, como o México e Estado Unidos, e em toda a América Central. Elas habitam savanas, pantanal, caatinga, cerrado, mangues, e florestas tropicais e subtropicais. Entretanto, alguns fatores externos tem contribuído para que esse animal esteja ameaçado de extinção, como a caça ilegal, a falta de alimentos e o desmatamento. (Educamais Brasil)