Curiosidades
Foto: Divulgação

O suposto túnel usado por nazistas em Ibirubá, município vizinho de Cruz Alta, mobilizou equipes da Prefeitura, Bombeiros e a Brigada Militar na manhã desta terça-feira (1). Das 8 às 12h foram realizadas escavações na rua Flores da Cunha, com o objetivo de investigar a existência.

Durante a ação, as equipes encontraram uma parede de tijolos erguida dentro de uma tubulação de concreto enterrada a dois metros do solo. A referida rua foi onde o georadar apontou a existência de anomalias subterrâneas, próximo a praça central da cidade. O bombeiro Bruno Santarém, que entrou no tubo, confirmou à multidão, que acompanhava a ação, que há túneis nos subterrâneos de Ibirubá. “O caminho tem cerca de 1,5 metro de altura, todo de concreto e com malhas de ferro trançado por dentro. É uma construção antiga, robusta e bem feita”, relatou.

Adilson Ribas, dono do Bar do Saci, localizado em frente à escavação, não abriu as portas do estabelecimento mas acompanhou todo o processo. Da sua casa, a 10 quilômetros de distância, telefonou a um amigo pedindo que modificasse a câmera de segurança do bar, para que ele pudesse assistir o trabalho de escavação no conforto de casa.

De acordo com a crença popular e pesquisas, o suposto túnel teria sido construído por moradores descendentes de imigrantes alemães. Ele serviria para contrabando, bem como passagem de colaboradores de Adolf Hitler na América Latina.

Susana Antunes – Estagiária de Jornalismo sob supervisão – Jornalismo RCA (com informações GaúchaZH)