Tempo
Três Passos, vista parcial. Foto:Arquivo/TP News

O Rio Grande do Sul teve uma segunda-feira de muito calor. No Noroeste do Estado, as máximas chegaram a 37,4ºC em Santa Rosa e 36,4ºC em São Luiz Gonzaga. O calor foi intenso ainda ao longo de toda a Fronteira Oeste com marcas de 36,4ºC em Uruguaiana e de 36,0ºC. Máximas muito altas foram observadas ainda em outros pontos do Oeste do Estado como Quaraí que foi a 36,2ºC e Alegrete que bateu em 35,9ºC. Na fronteira com o Uruguai, a máxima atingiu 36,2ºC também em Livramento. 

No Centro do Estado, os termômetros indicaram nesta segunda-feira 34,6ºC em São Gabriel e 34,5ºC em Santa Maria, segundo dados das estações do Instituto Nacional de Meteorologia. Cachoeira do Sul teve 34,1ºC e São Sepé 33,8ºC. Nos vales, o calor foi igualmente forte na tarde de hoje. As máximas alcançaram 36,1ºC em Teutônia, 35,6ºC em Lajeado, 35,1ºC em Feliz e 34,8ºC em Parobé. 

Na Grande Porto Alegre, a temperatura foi a 34,8ºC em Campo Bom. Em Novo Hamburgo, na Lomba Grande, máxima de 34,0ºC. São Leopoldo anotou 34,2ºC. Em Canoas, no bairro Fátima, 33,5ºC de máxima. Mesma marca observada na estação do Inmet no bairro Jardim Botânico em Porto Alegre. 

Fez calor até na região serrana com 32,6ºC em Serafina Correa e 31,7ºC em Farroupilha. Gramado anotou 29,3ºC e Canela 29,7ºC. São Francisco de Paula, uma das cidades mais frias do Rio Grande do Sul, teve uma tarde com 28,6ºC. A tarde foi escaldante ainda no Norte do Estado com 35,2ºC em Chapada. Na região de Passo Fundo, os termômetros indicaram até 32ºC. Na região de Cruz Alta e Ibirubá, as máximas passaram de 34ºC. 

Tempo agradável apenas no Litoral, onde os dados das estações do Instituto Nacional de Meteorologia mostraram que a temperatura não passou de 23,4ºC na beira da praia em Tramandaí e de 24,6ºC em Torres. 

Nesta terça-feira, o calor continua muito intenso no Oeste, no Noroeste e no Norte do Estado com o tempo mais aberto com máximas entre 36ºC e 38ºC em algumas cidades ao passo que no Sul e no Leste gaúcho por nuvens e vento vai aquecer menos do que nesta segunda-feira. 

As regiões Sul e Leste do Estado, aliás, devem ter uma quarta-feira com ainda maior nebulosidade com chance de chuva em diferentes localidades enquanto do Centro para o Oeste e o Noroeste do Estado ainda fará muito calor.    

MetSul