Tempo
Foto: Reprodução

Prepare-se para um fim de ano de “derreter”. Uma massa de ar excepcionalmente quente e até incomum pela sua intensidade vai cobrir o Norte e o Nordeste da Argentina nestes últimos dias de 2021.  Modelos meteorológicos são unânimes em indicar valores extremos de temperatura para o Norte e o Nordeste argentino com marcas de até 43°C a 45°C. 

Alguns dados chegam a apontar 46°C ou 47°C para o Centro e o Norte da Argentina, marcas comuns no Oriente Médio, mas de momento consideramos tais projeções exageradas antes o conjunto médio das simulações. O mapa abaixo mostra a projeção de temperatura do modelo meteorológico alemão Icon para a tarde do dia 31 em que se observa os valores extremos de temperatura no Norte argentino.

Mas não será apenas no fim da semana que vai fazer muito calor. Em cidades do Oeste, Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul o calor se faz sentir com força desde agora no começo fã semana. A previsão para Uruguaiana é de  máximas de 37°C hoje, 40°C amanhã, 39°C na quarta, 40°C na quinta, e 39°C na sexta-feira. No Noroeste gaúcho, máximas de 36°C a 39°C ao longo da semana, mas em alguns dias chuva e temporais isolados podem evitar marcas ao redor de 40°C.

Em Porto Alegre e região metropolitana, o pior do calor vem depois. Agora, na primeira metade da semana, máximas de 32°C a 33°C. A temperatura na Grande Porto Alegre terá uma escalada a partir de quinta com o pico do calor esperado no primeiro dia do ano com máximas ao redor de 40°C nos vales. No fim de semana e no começo da semana que vem, pancadas de chuva isoladas e mal distribuídas atingem a maioria das regiões gaúchas, evitando maior aquecimento. Como a atmosfera estará muito quente, desde já se pode antecipar temporais localizados e que em alguns pontos podem ser fortes a severos com vento e granizo.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/D4BIJEmkBRXIgFPzTVyxjg

MetSul Meteorologia