Cidade
Número de óbitos também aumentou no município. Foto: Arquivo/TP News

Sob a bandeira vermelha do Programa de Distanciamento Controlado do Governo do Estado há duas semanas e toque de recolher há mais de uma, Três Passos viu os casos positivos de covid-19 aumentarem em cerca de 215 nesse período, passando de 488 para 703, e o número de óbitos de 3 para 7, conforme boletim divulgado pela prefeitura municipal nesta segunda-feira, 20.

A bandeira vermelha torna mais rigorosas as restrições às atividades econômicas e sociais, prejudicando principalmente o comércio de produtos e serviços considerados não essenciais. No início da pandemia em março, quando não havia sequer um caso suspeito na região, houve restrições impostas, primeiro pela prefeitura e depois pelo governo do Estado, que foram consideradas precipitadas e causaram grandes prejuízos.

Agora, no período mais crítico da pandemia, o governo deverá anunciar mudança no modelo de distanciamento controlado para enfrentamento do coronavírus. A informação do presidente estadual do PSDB é de que em 10 dias “o distanciamento controlado vai mudar” e que o governo estadual transferirá para os municípios a responsabilidade de decidir sobre “o abre e fecha” da economia. A mudança vai ampliar o poder de prefeitos para abrandar restrições.