Saúde
Cinco pacientes foram internados; Foto: Arquivo/TP News

Aumentou para cerca de 50 o número de pessoas, algumas de cidades vizinhas, que procuraram atendimento médico após passar mal até esta sexta-feira, 1º, no Hospital de Caridade de Três Passos.

Conforme apurado pelo Três Passos News, cinco pacientes foram internados. Os sintomas apresentados eram mal estar, vômito e diaréia. Exames vão apontar as causas da infecção, que seria uma virose.

Mas o número de casos pode ser maior porque muitos moradores foram atendidos na empresa em que trabalham e outros não chegaram a procurar o hospital. O surto está sendo apurado pela Saúde do município.

Virose: o que é, sintomas, tratamento e como evitar

Conforme o site Tua Saúde, virose é toda e qualquer doença que é causada por vírus e que tem uma curta duração, que normalmente não ultrapassa 10 dias. Seus principais sintomas incluem: Diarreia, febre e vômito; Enjoo e falta de apetite; Dor muscular e dor na barriga; Dor de cabeça ou atrás dos olhos; Espirros, secreção nasal e tosse.

O tratamento para uma virose consiste principalmente em repousar e fortalecer o corpo, para que o sistema imune seja capa de eliminar o vírus mais rapidamente. Assim, as orientações normalmente incluem beber muita água durante o dia, fazer uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, assim como ficar de repouso e evitar atividades mais desgastantes. Além disso, o médico pode ainda receitar alguns analgésicos, como o Paracetamol, por exemplo, para aliviar a dor e melhorar o conforto durante a recuperação.

Uma das melhores medidas para evitar pegar uma virose, e que deve ser implementada todos os dias, é a lavagem frequente das mãos. Quando feita corretamente, essa é uma técnica simples que evita o acúmulo de vírus na pele e debaixo das unhas, que podem acabar chegando facilmente ao organismo, quer pela boca ou pelas vias respiratórias, por exemplo.