Tempo
Foto: Anderson Alves

Fortes áreas de instabilidade ingressaram pelo Oeste gaúcho ainda no final da sexta-feira (15) e avançaram para pontos do Centro do Estado (região de São Gabriel), a Campanha e o Sul gaúcho na madrugada deste sábado (16).

A instabilidade trouxe chuva forte a torrencial em diversas localidades com acumulados altos em curto período. Houve ainda rajadas de vento em alguns pontos. 

Os acumulados de chuva até o final da madrugada deste sábado chegavam a 55 mm em Dom Pedrito, e 35 mm em Uruguaiana, Rosário do Sul e Pelotas. Alegrete teve 30 mm.

Livramento, na fronteira com o Uruguai, teve relâmpagos e raios durante toda a noite. Chuva forte causou alagamentos em pontos da cidade. O fotógrafo Fabian Ribeiro registrou em fotos a noite elétrica na cidade da fronteira. 

A MetSul adverte para um fim de semana de instabilidade no Sul do Brasil com chuva que será localmente intensa e volumosa acompanhada de temporais isolados com queda de granizo e/ou vendavais. Alguns dos temporais podem ser fortes a severos, podendo trazer transtornos e danos. 

Fortes áreas de instabilidade atuam nesta manhã na Campanha e no Sul gaúcho. Na segunda metade deste sábado, com forte calor, novas áreas de instabilidade vão se formar e algumas serão intensas, alcançando a maioria das regiões gaúchas, mas, principalmente, áreas do Centro para o Norte gaúcho. Será o segundo momento do sábado com temporais e o de maior risco para a região de Porto Alegre e área metropolitana. Novamente, pela temperatura elevada, há chance de temporais isoladamente fortes a severos.

No domingo, o dia começa com chuva e fortes temporais isolados no Norte do Estado que vão avançara para Santa Catarina e Paraná. Nas demais regiões gaúchas, o domingo terá sol e nuvens com intervalos de chuva que será mais isolada. O ar quente e úmido deve formar nuvens carregadas, especialmente da tarde pra noite, que podem trazer chuva forte e temporais em alguns pontos. 

Os mais recentes dados apontam a possibilidade de chuva muito volumosa do Rio Grande do Sul neste fim de semana. Haverá acumulados em pontos isolados perto e acima de 100 mm com marcas muito localizadas de até 150 mm, mas a chuva será muito mal distribuída e com enorme variabilidade de volumes. 

MetSul