Tempo
Foto: Arquivo/Três Passos News

A MetSul Meteorologia alerta que a chuva se intensifica entre a tarde e a noite desta quarta-feira e o começo da quinta-feira no Rio Grande do Sul com probabilidade de volumes muito elevados de precipitação em algumas regiões, o que pode trazer alagamentos e transtornos variados para a população.

Áreas de instabilidade de um sistema convectivo que se formou no Nordeste da Argentina e no Paraguai avançam para o território gaúcho, onde tendem a se intensificar com a alimentação de ar tropical quente e úmido de Norte vindo da Amazônia. Esta instabilidade causou inundações na Argentina e deixou a capital do Paraguai inundada. Por isso, a tendência é a formação de nuvens carregadas de maior desenvolvimento vertical sobre o Rio Grande do Sul na segunda metade do dia de hoje.

Já nesta quinta o tempo começa a melhorar no Rio Grande do Sul. A partir do Oeste e do Sul começa a ingressar ar seco impulsionado pelo ciclone extratropical na região do Prata e a nebulosidade diminui com o retorno do sol. Na segunda metade do dia, a melhora do tempo se estende gradualmente às demais regiões, embora ainda chova de tarde em muitos locais da Metade Norte, e no fim do dia grande parte do Rio Grande do Sul já vai estar com tempo firme.

VOLUMES DE CHUVA

A chuva que se prevê forte a intensa em diversas cidades da tarde para a noite de hoje no Rio Grande do Sul, exceção de áreas mais ao Sul gaúcho e da fronteira com o Uruguai, e ainda de Misiones e do Paraguai, deve trazer volumes altos de precipitação em diversas cidades. Vários pontos devem ter entre 50 mm e 100 mm apenas entre a noite de hoje e o começo da quinta com marcas isoladamente superiores.

A chuva já é volumosa em algumas cidades antes mesmo da chegada do momento em que a instabilidade vai ser mais intensa. Os acumulados até o final da manhã desta quarta atingiam 63 mm em Frederico Westphalen e 44 mm em Santo Augusto, na rede do Instituto Nacional de Meteorologia. Na malha observacional do Cemaden, os acumulados batiam em 78 mm em Redentora e 65 mm em Santa Rosa.

Ante a perspectiva de precipitações localmente excessivas nas próximas horas, a MetSul Meteorologia faz a advertência de alta probabilidade de transtornos. Há potencial para alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais com subida de rios e arroios pelo grande volume de água que se espera em tão curto período.

ALTO RISCO DE TEMPORAIS

É alto o risco de tempestades localizadas entre a tarde e noite desta quarta e na quinta-feira, especialmente na primeira metade do dia. Podem ocorrer temporais em diferentes pontos com elevada incidência de raios, granizo e fortes rajadas de vento. O risco de temporais é maior na Metade Norte gaúcha, em Corrientes e Missiones, e no Paraguai, mas não se afasta tempo severo em Santa Catarina e no Paraná, particularmente no Oeste dos dois estados.

O avanço de ar quente para o Noroeste e o Norte gaúcho no final desta quarta e nas primeiras horas da quinta favorecerá nuvens de grande desenvolvimento vertical com altas taxas de instabilidade atmosférica, o que explica o risco de tempo severo.

O ar quente será transportado por uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera que será intensa sobre a Metade Norte gaúcha no final da quarta e no começo da quinta, o que acentua o risco de temporais fortes e não permite se descartar mesmo um risco marginal de atividade tornádica pelo acentuado cisalhamento (padrão de vento divergente).

CICLONE EXTRATROPICAL

No Rio Grande do Sul, vento pré-frontal pela corrente de jato de baixos níveis vai soprar forte do quadrante Norte no final da quarta e na quinta na Metade Norte, o que deve se verificar também no Oeste catarinense. No final da quinta e na sexta, o vento ciclônico de Oeste e Noroeste se fará sentir no território gaúcho com as rajadas mais fortes no Sul e no Leste do Estado, em regra de 50 km/h a 70 km/h e isoladamente superiores, portanto não há indicativo de vento muito intenso que costuma ocorrer em ciclones profundos.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/LcUkJiPfFhlIDqww4qC7Wn

MetSul | https://metsul.com/chuva-vai-ganhar-forca-com-temporais-por-formacao-de-ciclone/ .