Tempo
Foto: Arquivo/Três Passos News

Fortes áreas de instabilidade que estão espalhadas pelo centro-sul e leste do Rio Grande do Sul avançam sobre a Grande Porto Alegre na noite desta segunda-feira (25). Nas próximas horas há risco de temporais, acompanhados de raios, ventania, com rajadas de vento entre 70 e 90 km/h e possibilidade de granizo de forma isolada. De acordo com a Climatempo, isso ocorre por conta da atuação de uma frente fria no Oceano Atlântico, próxima da costa gaúcha.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas (mapa acima) que se estendem entre a noite desta segunda-feira (25) e a manhã do dia seguinte. Nas áreas destacadas em laranja e vermelho, há possibilidade de temporais, com queda de granizo e ventania de até 100 km/h. Já na Metade Sul, o vento deve ser de maior intensidade e há risco de alagamentos.

Nesta terça-feira (26), o maior acumulado do dia deve aparecer em Rio Grande, no Litoral Sul: 36mm (cerca de 30% do volume de chuva esperado para abril). Porto Alegre registra 32mm (em torno de 34% do volume de chuva previsto para o mês).

Foto: Inmet / Reprodução

A temperatura mínima do RS, 12°C, está prevista para Pedras Altas, no sul gaúcho. À tarde, os termômetros de Vicente Dutra e Novo Tiradentes, ambas no Norte, marcam 33°C, a máxima do dia. Na Capital, a variação térmica fica entre 20°C e 26°C.

Ao que tudo indica, na quarta-feira (27), o tempo volta a ficar firme, com sol entre nuvens, na Serra, no Litoral Norte, na Região Metropolitana e no Norte. Nas demais áreas, ainda devem ocorrer precipitações moderadas. Turuçu, Tavares e São José do Norte, as três no Sul, registram o maior acumulado do dia: 20mm (cerca de 22% do volume de chuva esperado para o mês nos municípios).

A temperatura será um pouco mais alta se comparada com a do dia anterior. São José dos Ausentes, na Serra, marca 13°C, a mínima do RS. Já a máxima, de 36°C, está prevista para Novo Tiradentes, no Norte. Os termômetros de Porto Alegre vão de 21°C a 32°C.

Alerta da Defesa Civil RS: Chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas, ventos de até 70km/h e eventual queda de granizo nas regiões em vermelho no mapa (mapa nos comentários). Vigência do alerta para terça-feira, 26 de abril, até as 9 horas. Em caso de emergência, ligue 193.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/Fab5E1SQAqK0SxNiOmvzZU

Gaúcha ZH