Tempo
Foto: Ilustração

Assim como no fim de semana, o Rio Grande do Sul terá uma segunda-feira (5) com cara de inverno: frio, chuva e vento forte. Segundo a Somar Meteorologia, a formação de um ciclone extratropical no litoral gaúcho trará novos temporais ao centro e ao leste do Estado.

A Somar alerta para os riscos de rajadas de vento de mais de 75km/h, além do potencial para queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avisa que os ventos costeiros representam um perigo potencial nesta segunda.

Conforme a Somar, a previsão é de que chova em volumes elevados da região Sul até o Litoral Norte, passando pela Região Metropolitana e pela Serra. A chuva deve começar na madrugada e durar até o início da noite. No entanto, os ventos seguirão fortes por toda a faixa leste do Estado.

O que explica o “céu amarelado” do amanhecer de sexta-feira em Porto Alegre, segundo especialistasO que explica o “céu amarelado” do amanhecer de sexta-feira em Porto Alegre, segundo especialistas

Em parte da Fronteira Oeste, Missões e Noroeste, o tempo será estável e sem chuva, mas com temperaturas baixas.

De acordo com a Somar, a mínima no Estado nesta segunda será de  11°C, marca que poderá ser registrada em municípios como Bagé, Santana do Livramento e São José dos Ausentes. Já a máxima deve ser de 31°C, prevista para Marcelino Ramos, no Norte do RS. Em Porto Alegre, a temperatura ficará entre 16°C e 23°C.

Tempo firme

Na terça (6), o tempo firme volta a predominar no Estado, pois a frente fria começa a atuar entre o Paraná e o Rio de Janeiro, levando os temporais para lá e dando lugar a uma área de alta pressão atmosférica, o que ajuda a inibir a formação de áreas de instabilidade. Ao mesmo tempo, isso traz uma massa de ar frio.

Segundo a Somar, as baixas temperaturas durarão ao longo do dia em grande parte do Rio Grande do Sul na terça (6). Municípios como Bagé e Santa Maria devem registrar mínimas de 9°C . Em Caxias do Sul e Passo Fundo, os termômetros deverão marcar 10°C. Já a Capital ficará entre 11°C e 21°C.

Por outro lado, o Noroeste do Estado não sofrerá grandes efeitos do ar frio, podendo registrar até calor na casa dos 30°C, como em Santa Rosa e em Frederico Westphalen.

Ainda para terça, a Somar indica que a faixa leste do Estado pode ter rajadas de mais de 70km/h por conta do ciclone extratropical, que ainda seguirá na costa. No entanto, isso só causará vento intenso.

Segue a chuva, volta o frio

Após dar uma trégua na terça, a chuva deve voltar com tudo na quarta-feira (7). Conforme a Somar, isso se dá por conta de áreas de instabilidade que se formam em vários níveis da atmosfera. Será uma quarta de temporais em todo o Rio Grande do Sul, com raios, rajadas de vento e queda de granizo.

A previsão indica que a chuva ocorrerá desde a madrugada na maior parte do Estado, ganhando mais força nos períodos da manhã e da tarde do Centro ao Norte, pegando a Capital e a Serra. Segundo a Somar, a chuva será mais moderada à noite, mas ainda contendo risco de danos, com raios e rajadas de vento. No decorrer do dia, as rajadas  passam dos 60 km/h no RS. Na quarta, as temperaturas variam entre 17°C e 35°C no Estado.

De acordo com informações da Somar, os temporais duram até o final da próxima sexta-feira (9) no Estado, especialmente na metade norte gaúcha. Para as outras regiões do RS, a previsão é de chuva com baixos volumes.

Entre a sexta e a terça-feira (13), as pancadas de chuva se espalham novamente pelo território gaúcho. Segundo a Somar, a previsão é de maiores acumulados na Serra, podendo chegar aos 50mm. Nas demais áreas, as pancadas são mais isoladas e com menos intensidade.

Até a quinta (8), as temperaturas não sobem muito na metade sul do Estado, com máximas abaixo dos 27°C. Já no extremo norte e noroeste gaúcho, o calor vai predominar, com temperaturas ultrapassando os 30°C – tendência que deve se estender até terça-feira (13), de acordo com a Somar.

Entre sexta (9) e terça-feira (13), as temperaturas ficam mais amenas na Campanha e no Sul, com máximas abaixo dos 21°C. Valores abaixo dos 9°C são esperados entre Fronteira Oeste, Centro, Campanha e parte do Sul até a quinta desta semana, enquanto que no litoral norte e extremo norte as mínimas ficam entre os 12°C e 15°C.

A Somar ainda indica que a nova incursão de uma massa de ar frio provoca quedas mais significativas na Campanha entre sexta e terça, com mínimas podem chegar perto dos 3°C.

GZH