Tempo
Foto: Reprodução

A MetSul Meteorologia alerta que chuva volumosa deve ser esperada nesta semana no Rio Grande do Sul com altos acumulados de precipitação em algumas regiões do Estado. A chuva não cairá com volumes elevados em todas as cidades e regiões. Entretanto, em parte do território gaúcho os índices pluviométricos esperados em apenas dois dias podem ser equivalentes à média de chuva do mês de março inteiro. A instabilidade já começa no Rio Grande do Sul nesta terça com o avanço de nuvens carregadas a partir do Nordeste da Argentina para o Estado. A nebulosidade vai trazer chuva ao longo desta terça-feira principalmente para cidades do Oeste, do Centro e mais ao Sul gaúcho.

O período com tempo mais instável e chuva mais generalizada vai ocorrer na quarta-feira e na quinta. Serão dias que devem ser de abundante nebulosidade no Rio Grande do Sul e chance de chuva a qualquer hora do dia na maioria dos municípios gaúchos. Nos dois dias, as condições vão ser favoráveis a precipitações localmente fortes a torrenciais que podem despejar altos volumes localizados de chuva em curto período. A chuva deverá vir com trovoadas e não se pode afastar o risco de temporais localizados de vento forte e granizo. Isso porque a instabilidade no final da quarta e na quinta vai ocorrer em uma atmosfera com ingresso de ar mais quente em níveis baixos e médios. É o que favorece convecção e a formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical capazes de trazer não apenas de chuva intensa localizada com raios assim como tempestades isoladas.

Os dados indicam que os maiores acumulados de chuva até quinta se dariam do Centro para o Oeste e o Noroeste do Rio Grande do Sul. Nestas regiões, conforme os modelos, a chuva em muitos municípios ficaria entre 50 mm e 100 mm com volumes de 100 mm a 150 mm em algumas cidades. Tais acumulados podem trazer alagamentos e inundações repentinas bem como súbita elevação dos níveis de arroios e córregos. Essa área de risco inclui municípios como Santa Maria, Santiago, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Ijuí e Cruz Alta, embora não se descarte chuva localmente volumosa em outras regiões gaúchas, em especial da Metade Norte. Período de chuva moderada a forte não são afastados na área de Porto Alegre e região metropolitana na quarta e, principalmente, durante a quinta-feira.

A MetSul Meteorologia enfatiza que este é o cenário de chuva projetado neste momento pelos modelos e que é muito possível que se modifique até quarta-feira. Isso deve fazer com que as áreas com chuva mais volumosa agora mais concentradas do Centro para a Metade Oeste gaúchas nas projeções possam alcançar outras áreas do Estado. Portanto, fique atento aos nossos boletins ou consulte os modelos a qualquer hora em nossa seção de mapas do assinante para ver as projeções mais atuais. Na sexta-feira, a tendência é que o tempo abra e o sol volte a predominar no Estado com o ingresso de uma massa de ar mais seco e frio que não chega a trazer queda acentuada da temperatura. Assim, o próximo fim de semana deve ter a presença do sol e as temperaturas vão estar agradáveis no Rio Grande do Sul.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/LcUkJiPfFhlIDqww4qC7Wn

MetSul Meteorologia