Tempo
Foto: Fernando Dias/Seapdr

A MetSul adverte que um ciclone extratropical se forma sobre o Uruguai e parte do Sul do Brasil entre quinta e a sexta-feira, o que vai trazer chuva e dar origem a uma linha de instabilidade com potencial de gerar fenômenos localmente severos nos três estados do Sul e nos países vizinhos.

Uma área de baixa pressão deve avançar do Centro da Argentina para o Uruguai e o Extremo Sul gaúcho na quinta-feira, gerando chuva localmente forte e tempestade fortes a severas isoladas em províncias do Centro argentino e em diversos departamentos uruguaios.

A baixa pressão se aprofunda com valores abaixo de 1000 hPa ainda na quinta, mas tende a se intensificar mais na sexta, sobre o Oceano Atlântico, quando estiver a Sudeste do Chuí e com tendência de deslocamento para Leste, afastando-se do continente. A pressão atmosférica no centro do ciclone, a esta altura já organizado, deve cair a valores de apenas 994 hPa ou 995 hPa.

No decorrer do fim de semana, o ciclone se afasta da área continental da América do Sul com a tempestade em mar aberto a uma grande distância do território brasileiro. O afastamento tende a se dar rapidamente e no domingo o centro de baixa pressão já estará a cerca de 1,5 mil quilômetros a Sudeste de Porto Alegre a 40ºS e 35ºW.

Ciclone deve trazer temporais

A principal preocupação na atuação deste ciclone será a ocorrência de temporais. Uma linha de instabilidade deve se formar no ambiente ciclogenético (de formação do ciclone) ao longo da quinta-feira e atingir inicialmente o Rio Grande do Sul. Após, a linha avança para Santa Catarina e o Paraná.

A linha de instabilidade começa a ingressar pelo Oeste e o Sul gaúcho entre o final da madrugada e a manhã da quinta-feira. Até o meio da tarde atinge grande parte do Rio Grande do Sul.

Logo a seguir, a linha alcança várias áreas de Santa Catarina e do Paraná entre o fim da tarde e a noite da quinta, atingindo até a madrugada da sexta setores mais a Nordeste do território catarinense e do Leste paranaense.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/DQDP80AM1AuE8kxc2pC6Ex

MetSul Meteorologia