Tempo
Foto: Ilustração

Ciclone extratropical com pressão mínima central de 995 hPa, a Leste da província argentina de Buenos Aires, impulsiona uma massa de ar frio para o Sul do Brasil. A frente fria associada se desloca para Norte e gera chuva neste domingo principalmente sobre Santa Catarina e o Paraná com volumes muito elevados de precipitação em diversas regiões paranaenses.

Esta massa de ar frio vai garantir temperatura agradável e abaixo da média desta época do ano ao longo de quase toda a primeira quinzena de outubro. Aquece um pouco na quarta-feira, mas na quinta o ar frio volta a se reforçar e durante o feriadão de 12 de outubro se prevê chuva que manterá a temperatura mais baixa que o habitual em outubro.

Imagem de satélite mostra ciclone a Leste da Argentina que impulsiona a massa de ar frio para o Rio Grande do Sul | Zoom Earth

As madrugadas mais frias, inicialmente, ocorrem agora neste começo de semana com as mínimas nesta segunda-feira e, especialmente, terça e quarta que terão menor cobertura de nebulosidade na maioria das regiões gaúchas. Marcas podem chegar a 9ºC em Porto Alegre, 6ºC ou 7ºC em Santa Maria, 3ºC a 5ºC na Campanha e fronteira com o Uruguai, e abaixo dos 5ºC em pontos da Serra e dos Aparados. Na quinta e na sexta, mínimas baixas tornam a ocorrer.

Não é uma massa de ar frio muito forte, recordando que no passado já chegou a ter neve no início de outubro em eventos raros, e em razão disso não se espera geada ampla que possa afetar a agricultura. Pode gear, por exemplo, em pontos do Sul gaúcho na terça e em áreas isoladas de baixadas de diversas regiões na terça. 

A influência em São Paulo desta massa de ar frio deve ser pequena e a capital paulista vai ter uma semana com momentos de sol e muitos períodos de abundante nebulosidade em que pode chover ou garoar.

A maior parte do Centro-Oeste não sentirá os efeitos do ar mais frio avançando pelo interior do continente com queda de temperatura esperada em áreas do Mato Grosso do Sul no Sul do estado e perto do Paraguai. 

Como é normal, o ar frio ingressa com vento no Rio Grande do Sul neste começo de semana. Em alguns momentos, o vento é moderado com ocasionais rajadas, especialmente no Sul e no Leste gaúcho. As rajadas, entretanto, não chegam a ser intensas.

Receba gratuitamente as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/JrnRt9zoVyP24hyVKT2jRA

MetSul