Cidade
Turma de alunos do Programa Aprendiz Cooperativo. Foto: Divulgação

Praticando a cooperação, a turma de alunos do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo da Cotricampo Três Passos, dentro da aula de cooperativismo ministrada pelo professor Emerson da Cruz, realizou uma rifa de ação social em beneficio à menina Laura Helena Sehnem, que possui uma doença rara caracterizada por uma mandíbula diminuída (microretrognatia), retração da língua e obstrução das vias aéreas superiores.

Na tarde de sexta-feira, 12, a turma fez a entrega do valor arrecadado que totalizou 900 reais. Valor entregue aos pais Radamez Sehnem e Dione Ivanete Guilante. A turma sentiu-se muito feliz em realizado a ação e agradece de coração a todos que participaram da iniciativa.

Entenda o caso de Laura

Quando Laura nasceu, no dia 29 de janeiro de 2018, no Hospital de Caridade de Três Passos, com 35 semanas de gestação, através de uma cesariana, o pai foi chamado, às pressas, para ver o bebê que teria apenas cinco minutos de vida, segundo disse o médico à mãe. Em menos de três horas, a criança já estava internada na UTI Neonatal do Hospital de Caridade de Ijuí, onde ficou internada por 73 dias, sendo 43 dias entubada.

A doença rara da filha mudou a rotina do casal. Dione trabalhava de doméstica e Radanez de auxiliar em uma transportadora, empregos que tiveram que largar para poder cuidar de Laura, que exige acompanhamento 24 horas. A síndrome impediu que ela fosse amamentada e, por isso, ela se alimenta por meio de uma sonda no abdômen. Para respirar, uma traqueostomia permitiu a criança respirar por meio de um tubo na traqueia, mas a cada seis minutos ela precisa de aspiração através de um aparelho.

Neste mês de julho, Laura deverá passar por mais uma cirurgia.