Cidade
Foto: PM/Divulgação

Pensando em fortalecer a agricultura familiar e beneficiar as famílias em situação de vulnerabilidade social com dificuldades de acesso à aquisição de alimentos, a Administração Municipal de Três Passos tratou na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) sobre a adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A reunião aconteceu nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, quando o prefeito Arlei Tomazoni foi recebido pelo superintendente da companhia, Carlos Roberto Bestetti.

Ainda, participaram da reunião o secretário Municipal de Agricultura, Marcelo Larssen, e o servidor do planejamento, Lucas Neckel, e da CONAB, a gerente de Operações, Natacha Casagrande, e a encarregada do Setor de Programas Institucionais e Sociais de Abastecimento, Aline Procedi.

Na CONAB, foi explicado à comitiva que o PAA é um programa do Governo Federal, destinado à compra de produtos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação. Depois, os alimentos são destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, através da Assistência Social, e para a alimentação escolar, através da Educação, por exemplo. Além disso, o programa também ajuda a gerar renda aos agricultores familiares.

O prefeito entende que é necessário buscar alternativas para melhorar a situação do município, principalmente, neste momento de pandemia e pós-pandemia. “Devido a todo processo burocrático para adesão ao programa, provavelmente a implantação se concretizará no ano que vem, também em um momento importante onde estaremos vivendo o pós-pandemia”, considerou. 

Os recursos são oriundos do Governo Federal, no entanto, é necessário criar uma cooperativa para a implantação do programa no município.

Assessoria de Comunicação