O mapa do Rio Grande do Sul ficou ainda mais laranja após a quinta rodada do modelo de Distanciamento Controlado, que define protocolos com restrições proporcionais ao risco de epidemiológico do coronavírus.
Das 20 regiões em que foi dividido o território gaúcho, três que estavam com bandeira amarela (risco baixo) passaram para laranja (risco médio): Ijuí, Santa Rosa e Santa Cruz do Sul. Na atualização divulgada neste sábado (6/6), apenas a região de Pelotas apresentou melhora, reduzindo de laranja para amarela.
Com isso, a nova versão do mapa tem apenas quatro áreas em amarelo – Bagé, Cachoeira do Sul, Pelotas e Taquara –, o restante das regiões está com risco médio. Ou seja, pela quarta semana consecutiva, não há risco alto (bandeia vermelha) nem altíssimo (bandeira preta) no Estado.
Essas novas bandeiras são válidas a partir de segunda-feira (8/6) até o domingo seguinte (14/6). Três Passos, com 94 casos de covid-19 neste sábado, 6, permanece na bandeira laranja, que significa risco médio, pela quinta semana consecutiva.