Questionada pelo Três Passos News na tarde desta quinta-feira, 14, sobre a morte de uma moradora de Esperança do Sul confirmada por coronavírus, apesar de três exames realizados, dois rápidos e um pelo LACEN, resultarem negativos, a Secretaria Estadual de Saúde – SES prestou o seguinte esclarecimento:
A Secretaria da Saúde esclarece que, apesar de resultado laboratorial negativo, o caso de residente de Esperança do Sul é confirmado para COVID-19. Trata-se de um diagnóstico feito pelo critério clínico epidemiológico. Ou seja, a confirmação se deu em virtude dos sintomas apresentados pela paciente (quadro clínico) e o contato próximo a outras três pessoas com sintomas da doença e que tiveram resultado positivo para o novo coronavírus por testes rápidos (histórico epidemiológico). Situações como essa são previstas nos guias de vigilância do país e internacionais e são critérios reconhecidos na área da epidemiologia.
Pela manhã, após a divulgação da Secretaria Estadual de Saúde no final da tarde de quarta-feira, 12, a Secretaria Municipal de Saúde de Esperança do Sul enviou à imprensa uma nota oficial sobre o caso. Veja na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde de Esperança do Sul vem através desta procurar esclarecer as informações desencontradas referente ao óbito que a Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul registrou como sendo causada por COVID-19, de uma idosa de 80 anos de idade.
Tendo em vista os 3 testes realizados nessa paciente, sendo 2 testes rápidos, nos dias 04 e 07 de Abril, realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, bem como o resultado recebido do Lacen, o qual foi coletado pelo Hospital de Caridade de Três Passos após o óbito da idosa, onde todos resultaram em negativo para COVID-19.
A Secretaria de Saúde sustenta a informação de que o óbito não se deu por infecção por Coronavírus.
Porém a Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, considerando dados Epidemiológicos de contato da paciente com familiar que positivou para COVID-19, e considerando o atestado de óbito preenchido pelo médico do HCTP, onde consta que a causa de óbito foi insuficiência respiratória e infecção por COVID-19, considera esse óbito sendo provocado por Coronavírus, não levando em conta os resultados dos exames, tanto dos testes rápidos, como do Lacen.
A morte da idosa, que aconteceu na manhã da última segunda-feira, 11, no Hospital de Caridade de Três Passos onde estava internada, causou comoção e aumentou a dor dos familiares, moradores de Três Passos e de Esperança do Sul, que não puderam se despedir da ente querida. Com o óbito atestado às 11h30, por precaução, a mulher foi levada diretamente do hospital ao cemitério e sepultada, às 15 horas, em Esperança do Sul.