Cidade
Hospital de Caridade de Três Passos. Foto: Arquivo/TP News

O Simers – Sindicato Médico do Rio Grande do Sul informou através de seu site, nesta quinta-feira, 16, que vai encaminhar notificação ao Ministério Público, Conselho Regional de Medicina (Cremers) e 19ª Coordenadoria Regional de Saúde a respeito da situação dos médicos e das condições de trabalho no Hospital de Caridade de Três Passos.

Conforme o Simers, o principal alerta dos médicos e do sindicato diz respeito à falta de profissionais para completar a escala dos plantões no hospital. Dessa forma, os médicos responsáveis pelo atendimento na UTI precisam ser deslocados para atender urgências e emergências, deixando os pacientes da unidade desassistidos. Os profissionais denunciaram a prática ao Simers, que decidiu pela notificação.

Ainda conforme o Simers, os profissionais informaram que estão com remunerações em atraso e ainda não receberam nenhuma previsão de pagamento da direção do hospital. Mesmo assim, prosseguem com os atendimentos para não deixar a população desassistida. Junto com a notificação, o Simers encaminhou registros fotográficos que evidenciam problemas técnicos e estruturais no hospital, que dificultam o desempenho da função pelos médicos.

No último dia 8, a direção emitiu comunicado informando que, em razão da falta de médico plantonista no setor de Emergência do hospital, os atendimentos que não são considerados urgentes e/ou de emergência e que podem ser realizados nas Unidades de Saúde Básica do Município não serão atendidos pela casa de saúde enquanto a situação não for resolvida.

A administração do Hospital de Caridade ainda não se manifestou sobre o caso.