Cidade
Foto: PM Divulgação

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu o 1º Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, reunindo representantes do poder público, entidades e sociedade civil para fortalecer as políticas públicas voltadas ao direito humano à alimentação adequada.

O painel principal foi ministrado por Juliano Ferreira de Sá, mestre em Desenvolvimento Rural, doutorando em Políticas Públicas, vice-coordenador do Grupo de Trabalho Direito Humano à Alimentação Adequada da Rede PENSSAN e ex-presidente do CONSEA-RS. Em sua palestra, destacou a importância do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), do papel dos Conselhos Municipais e da participação da sociedade na construção de políticas públicas que garantam o acesso à alimentação de qualidade.

Um dos principais momentos do evento foi a reativação do COMSEA, com a posse dos novos conselheiros e a eleição da diretoria, tendo Fernanda Hart Weber (UERGS) como presidente e Laurice Gelatti Diniz (Emater/RS-Ascar) como vice-presidente.

Também foram definidos os próximos desafios do Conselho, entre eles a adesão de Três Passos ao SISAN, a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar, a realização da Conferência Municipal e o estudo para implantação de um Banco de Alimentos, fortalecendo as ações de combate à insegurança alimentar no município.

Assessoria de Comunicação