Cidade
Rio Turvo. Foto: Arquivo/Prefeitura Municipal

O Diário Oficial da União, deste dia 1º de dezembro, reconheceu Situação de Emergência em decorrência de chuvas intensas ocorridas no município de Três Passos através da portaria nº 3.718, de 30/11/2023.

Devido às intempéries climáticas que ocorreram em outubro deste ano, o prefeito Arlei Tomazoni, encaminhou, dia 24/10/2023, decreto de Situação de Emergência do município de Três Passos com a finalidade de minimizar os problemas ocasionados pelas chuvas intensas registradas. No mês de outubro, o acumulado ultrapassou 600 milímetros.

A Administração Municipal realizou, na época, várias reuniões envolvendo secretários de governo, visitas e vistorias em diversos pontos da cidade e interior, encontros com representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, além de Corsan e RGE.

Com relação às perdas, foram calculados pela Defesa Civil de Três Passos, cerca de R$ 800.000,00 relacionados à infraestrutura, envolvendo estradas, pontes, moradias, e prédios públicos. Na agricultura, os prejuízos somam em torno de R$ 15.000.000,00. Após a assinatura do prefeito Arlei, o Decreto foi homologado pelo Estado e agora reconhecido pela União. Sendo assim, o reconhecimento da situação de emergência deve amenizar os prejuízos, que devem persistir por muito tempo.

O Prefeito Arlei, salientou que os municípios atingidos não terão recursos próprios suficientes para arcar com os danos em infraestrutura e que precisam ser recuperadas urgentemente. A área técnica da administração de Três Passos está verificando os trâmites legais e posteriormente todos detalhes serão repassados à população.

Seja o primeiro a ficar informado!

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/D4BIJEmkBRXIgFPzTVyxjg

Assessoria de Comunicação