Construído no ano de 1956, o Hotel Ideal, de propriedade de Seu Fredolino Pilger, foi um local tradicional e encontro de viajantes no centro de Três Passos. Há muitos anos já havia encerrado as atividades e ali funcionavam apenas alguns estabelecimentos comerciais,
Por décadas, o prédio chamava a atenção pelo seu tamanho, arquitetura e, aparentemente, desocupação. O antigo Hotel Ideal era objeto de saudosismo para alguns que o conheceram em pleno vapor, e curiosidade para quem passava e o via imponente, mas fechado.
Nesta semana, está ocorrendo a demolição do antigo hotel, que deverá dar lugar a um futuro empreendimento imobiliário. Na tarde desta quarta-feira, 3, o trânsito na Avenida Júlio de Castilhos e em parte da rua Dom João Becker chegou a ser interrompido devido ao trabalho de demolição, que deverá ser finalizado nos próximos dias.
O curta-metragem Hotel Ideal – Maior e Melhor, de Juliane Cornelius/Giovana Tainá Soranzo – 2018, exibido na 5ª edição do Festival de Cinema de Três Passos, conta um pouco da história do antigo hotel. Confira abaixo: