Policiais militares do 7º BPM, agentes da Polícia Civil e da Susepe, além de representantes do SAMU/Salvar e de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, realizaram na tarde desta quinta-feira, 22, em Três Passos, um minuto de silêncio e um sirenaço em homenagem aos dois bombeiros militares mortos durante combate ao incêndio no prédio da SSP – Secretaria de Segurança Pública, na noite do dia 14 de julho, em Porto Alegre.
O 1º tenente Deroci de Almeida Costa e o 2º Sargento Lucio Ubirajara de Freitas perderam a vida quando foram atingidos por um desabamento no prédio enquanto realizavam uma operação de evacuação da área. Seus corpos foram localizados na noite de quarta-feira, 21, após uma semana de buscas entre os escombros.
Em Porto Alegre, a missa em homenagem aos bombeiros contou com uma salva de palmas no encerramento, além de honras militares. Após o velório, os corpos dos dois bombeiros foram encaminhados ao Crematório Martinho Lutero em um cortejo, que contou com um grande número de participantes, que seguiram o caminhão dos Bombeiros até o local. O som da sirene ligada durante o trajeto do cortejo despertou atenção de muitas pessoas nas calçadas. Alguns contemplavam em silêncio, outros aplaudiam. Também muitas pessoas se comoviam e choravam durante a passagem dos veículos.