
Em Santa Maria do Herval, no Rio Grande do Sul, uma cobra caninana foi avistada em uma propriedade do bairro da Amizade. Diferente de chamar os bombeiros ou se sentir ameaçado, o morador pediu que as pessoas deixassem o animal viver em paz.
De acordo com o portal O Diário, o morador Cláudio Zahler, disse que a cobra é inofensiva e se alimenta de ratos e sapos, o que também o favorece.
Uma das cobras mais rápidas do Brasil

A espécie Caninana é (Spilotes pullatus) não é venenosa e contribui especialmente para quem armazena grãos, já que ela equilibra a cadeia alimentar e se alimenta dos ratos que podem ser atraídos.
Esta cobra é muito rápida e tem agilidade no solo, árvores e água. Ela é uma das maiores serpentes da família Colubridae e pode chegar a medir 3 metros.
Com uma dieta variada, outras cobras e algumas aves pequenas podem entrar na alimentação da caninana. Por isso, muitas pessoas protegem os galinheiros desta visita de forma bastante engenhosa.
É importante recordar que apesar de não possuir veneno, a caninana tende a ser bem agressiva quando se sente ameaçada e seu comportamento característico de defesa consiste em inflar o pescoço e vibrar a cauda para intimidar o predador.
No Brasil, é possível encontrar a caninana principalmente em Áreas de Cerrado e da Mata Atlântica. Recentemente, o Corpo de Bombeiros de Sorriso, no Mato Grosso capturou uma cobra caninana em um parquinho de diversões para crianças.
A equipe da Fundação Ambiental Jaraguense do Meio Ambiente em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, também se destacou nas redes sociais ao mostrar o resgate habilidoso de uma caninana pelo biólogo conservacionista, Gilberto Ademar Duwe.
Metro