Dicas
Foto: Reprodução

Economizar é sempre bom, pois isso permite ter um dinheiro guardado para investir em sonhos, emergências ou mesmo para o futuro. 

Porém, economizar vai muito além de guardar dinheiro ou eliminar despesas, porque pequenos hábitos também podem fazer com que você poupe. Por exemplo, diminuir o uso de dados para economizar a internet do celular.

Desse modo você faz menos recargas ou contrata um plano de internet móvel mais em conta. Portanto, você poupa dinheiro

Não é ótimo?

Então se quer ajudar o seu bolso, este artigo é para você. Nele, listamos dez formas simples para economizar a internet do celular e garantir que você nunca fique desconectado!

Entenda o que está fazendo

Você sabe o que significa franquia de dados, uso de dados móveis, 3G, 4G e redes Wi-fi? Sabe como alterar as configurações do celular? 

Se não, precisa entender, porque não tem como economizar a internet do celular sem essas informações e conhecimentos. 

Por isso, o primeiro passo é compreender o assunto!

Franquia de dados

É a quantidade de dados móveis ou a “quantidade de internet” contratada no seu plano, seja ele pré ou pós-pago. 

Determina, por exemplo, quantos vídeos, fotos, músicas e mensagens você pode enviar e receber em determinado tempo (a duração da franquia).

Uso de dados móveis

É a utilização da franquia de dados.

3G e 4G

São gerações e tecnologias de redes móveis de internet. 

Oferecem uma velocidade de transmissão de dados que permite comunicação e troca de informações simultâneas, ou seja, ao mesmo tempo.

Redes Wi-fi

Basicamente, são um tipo de internet sem fio. Funcionam através de ondas de rádio transmitidas por um aparelho, o roteador.

Configurações do celular

A configuração determina as propriedades, a definição de características do telefone. Por exemplo, é possível configurar data e hora, informações sobre aplicativos e conexões. 

Nos celulares, há um ícone de aplicativo, geralmente representado por uma engrenagem, que dá acesso direto às configurações.

Prefira o Wi-fi

Shoppings, restaurantes, ônibus e até em praças públicas. Nestes e em outros lugares é possível encontrar conexões Wi-fi gratuitas.

Por isso, verifique ao seu redor a existência de redes abertas ou com senha à disposição. Assim você navega na internet sem usar sua franquia de dados.

O Wi-fi é representado por uma série de curvas acima de um ponto. Ele pode ser encontrado no menu rápido dos celulares ou nas configurações.

Faça downloads e uploads apenas pelo Wi-fi

A nossa próxima dica para economizar a internet do celular também diz respeito ao Wi-fi.

Sempre que for fazer downloads e uploads, ou seja, colocar dados no celular ou enviá-los, tenha certeza de que está conectado a uma rede Wi-fi. 

Dependendo do que é transmitido, como um vídeo, o consumo da franquia pode ser alto ou até acabar. Porém, ao usar o Wi-fi você evita que isso aconteça.

Ative a economia de dados

Diversos aplicativos contam com funções de economia de dados, que podem ser acessadas e ativadas através das configurações. Isso permite economizar muito a internet do celular. 

Contudo, dependendo do aplicativo, essa função pode gerar lentidão no carregamento e limitação no acesso a recursos, como vídeos. 

Mas não se preocupe, porque a funcionalidade volta ao normal ao se conectar a uma rede Wi-fi!

WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros. Diariamente são milhões de mensagens de texto, imagens, áudios e vídeos trocados, o que significa alta transmissão de dados.

Por isso, reduzir o uso de dados no WhatsApp faz toda a diferença. E o melhor é que o aplicativo oferece ferramentas especialmente para isso.

Para acessá-las, vá até as configurações do app. Lá você consegue ativar a função “Reduzir uso de dados” e configurar o “Download automático de mídias” para funcionar apenas no Wi-fi.

Desligue o uso de dados móveis

Os celulares também contam com uma forma de economizar internet: basta desativar o uso de dados de todo o aparelho ou apenas de alguns aplicativos.

Para fazer isso, acesse as configurações do telefone.

Desligue também a localização

Aplicativos que dependem ou utilizam a localização, como Google Maps e Instagram, consomem internet mesmo quando não são utilizados.Por isso, desative a localização quando não estiver usando esses aplicativos. Você tem acesso a ela através da configuração ou no menu do celular.

Reconfigure as atualizações

Assim como downloads e uploads, atualizações devem ser feitas através de uma conexão Wi-fi para economizar dados. 

Por isso, desabilite as atualizações automáticas na sua loja de aplicativos, que é onde você procura e baixa os programas que usa no celular. São lojas comuns:

  • Play Store;
  • Apple Store;
  • Windows Phone Store.

Além disso, desabilite também as atualizações automáticas do sistema operacional do celular.

Use aplicativos no modo offline

É possível fazer o download de dados de aplicativos e usá-los offline, ou seja, sem conexão com a web. 

Por exemplo, você pode baixar mapas e navegar pelo Google Maps sem internet, assim como pode transferir para o celular filmes e séries da Netflix. 

Então não se esqueça de fazer o download para aproveitar esse recurso!

Escolha um navegador econômico

Os navegadores são os aplicativos usados para acessar sites da internet. Alguns conseguem otimizar os dados, o que significa que reduzem o “tamanho” das informações e permitem economizar a internet do celular.

Desse modo, escolha navegadores que oferecem redução no uso de dados, como o Google Chrome e o Opera Mini. Dependendo da versão do aplicativo e das configurações, você pode economizar até 90% do seu pacote de dados, de acordo com levantamento divulgado no Opera Blogs.

Aposte em aplicativos de controle de dados

Nossa última dica para economizar a internet do celular é utilizar aplicativos que controlam o gasto de dados. Assim você verifica e planeja o uso até o período em que acaba a franquia. Você pode baixar grátis na sua loja de aplicativos, por exemplo, o 3G Watchdog, My Data Manager ou o Mobile Counter.

Simply Pag