Dicas
Foto? Reprodução

Você já percebeu que o que mais existe por aí são fórmulas de como emagrecer que parecem, no mínimo, milagrosas? Pois é! O problema é que essas promessas de emagrecimento rápido não são saudáveis e podem colocar a sua vida em risco, viu?

Recentemente repercutiu o caso de uma mulher que morreu devido a ingestão de cápsulas de um chá emagrecedor. Antes de chegar a óbito, a enfermeira deu entrada em uma unidade de saúde precisando de um transplante de fígado, já que o uso contínuo das cápsulas de chá provocaram uma hepatite fulminante. 

Nesse sentido, vale lembrar que para chegar a resposta de como emagrecer com saúde, é necessário ter em mente esse objetivo e traçar metas para chegar lá. Nesse sentido, as mudanças internas – como as de pensamento, por exemplo – surgem como um dos primeiros processos para o emagrecimento. Afinal, perder peso é o resultado de diversas mudanças no estilo de vida, incluindo alimentação saudável, principalmente, além de aprender a lidar de maneira positiva com a comida.

Mas, se engana quem acha que somente essa mudança de mindset é o suficiente para emagrecer. É necessário muita garra, força de vontade e determinação para chegar onde se pretende, viu?! É por isso que a nutricionista Fernanda Larralde separou 4 coisas que todo mundo precisa saber para chegar ao processo de emagrecimento saudável. Confira:

1. É necessário adotar um estilo de vida saudável

É comum que as pessoas se perguntem: “como emagrecer com saúde, hein?”. Mas, muito mais do que a vontade de emagrecer, é necessário rever todo o conceito de vida e aderir práticas saudáveis no dia a dia.

“O processo pode começar nas pequenas escolhas diárias, como preferir refeições com alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras e carnes magras. E, claro, sempre manter o equilíbrio, sem exageros”, comenta a nutricionista.

2. Cada organismo é único

Independentemente do cenário de perda de peso que você esteja, o acompanhamento de especialistas é indispensável para que você obtenha os melhores resultados, tudo de forma saudável, é claro! Contudo, vale lembrar também que cada pessoa é única. Ou seja, sempre vão existir aqueles que vão conseguir chegar em um objetivo mais rápido do que outros por diversos fatores, como a genética, por exemplo. 

“Cada organismo é único e precisa de uma dieta personalizada. Por isso, é muito importante consultar um nutricionista, pois ele saberá unir o útil ao agradável, respeitando o estilo de vida da pessoa. Além disso, ele também verificará se há necessidade ou não de entrar com suplementos ou estratégias dietéticas mais específicas”, reforça Fernanda.

3. A prática de exercícios ajuda muito no processo de como emagrecer

Considerada fundamental, a prática de exercícios físicos contribui para a perda da gordura corporal e reduz o excesso de peso.

Além disso, exercícios físicos são benéficos à saúde, pois o corpo passa a ter mais disposição e melhora o sistema imunológico. Sem falar que diminui o risco de doenças cardiovasculares e combate doenças crônicas.

4. Pesquise e estude

No processo de emagrecimento, a informação correta sempre será a sua melhor aliada.

Então, antes de iniciar qualquer processo, estude, pesquise e tire dúvidas com especialistas. Por mais que a internet ofereça várias informações, é necessário entender o que realmente é correto e se isso vale para o seu estilo de vida.

Por isso, se você está determinada a melhorar de vida e emagrecer de verdade, é válido consultar um especialista. Assim, você terá informações precisas de um profissional e também terá metodologias adequadas para o seu corpo e sua saúde.

Fernanda Larralde, nutricionista parceira da Biomundo.

Terra