Saúde
Foto: Saúde RS

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou novo boletim epidemiológico da covid-19 na tarde desta quarta-feira, 15, em Três Passos: Confira os dados abaixo:

*Atendimentos 27.714
*Hospitalizações: 1
*Casos negativos 7.782
*Casos confirmados 2.968
*Casos recuperados 2.889
*Casos ativos: 9
*Óbitos: 70
*Aguardam resultado: 16
*Orientados ao Isolamento: 43
*Doses aplicadas: 1° dose: 18.343, 2° dose: 11.649

Governo do Estado não emite novos Avisos e Alertas

O Governo do Estado decidiu pela manutenção do atual quadro do Sistema 3As, sem emissão de Avisos ou Alertas, pela quinta semana consecutiva. A divulgação foi feita após reunião do Gabinete de Crise, na tarde da quarta-feira (15/9), com base no monitoramento de indicadores e recomendações feitos pelo Grupo de Trabalho (GT Saúde).

Entre os principais dados considerados positivos, estão a queda no número de internados suspeitos ou confirmados com Covid-19 em leitos clínicos e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Até o meio dia de 15 de setembro, eram 679 internados em leitos clínicos no Estado – o menor número desde 12 de junho de 2020 – e 526 pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19 em leitos de UTI – menor quantidade desde 28 de junho do ano passado. 

Apesar dos dados positivos registrados no RS e de a tendência ser de estabilidade, com leve queda, o GT Saúde levou ao Gabinete de Crise a preocupação com os números da pandemia em outros países. Nos Estados Unidos e em Israel, que registram elevados percentuais de vacinação da população, há piora em indicadores quando comparados a momentos anteriores ao início da vacinação.

Sob coordenação do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, o Gabinete de Crise também analisou um pedido da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) para participar do processo do Sistema 3As. Como forma de ampliar o diálogo, a participação e a transparência, a decisão foi por convidar um representante técnico da FAMURS para integrar o GT Saúde, visando colaborar com os debates.