Tempo
Foto: Arquivo/Três Passos News

feriado prolongado de Tiradentes começará com tempo estável, sem previsão de chuva em praticamente todo o Rio Grande do Sul na quinta-feira (21), de acordo com a Climatempo. Entretanto, na sexta-feira (22), o cenário deve mudar com a aproximação de uma frente fria e de áreas de instabilidade, trazendo chuva para todas as regiões. No sábado (23), as instabilidades perdem força, mas no domingo (24) já retornam. 

As temperaturas não devem sofrer grandes variações, seguindo amenas em todo Estado. Confira abaixo a previsão do tempo entre quinta-feira e domingo.  

Quinta-feira (21)

A quinta-feira deve começar com nebulosidade, especialmente na região Norte e Fronteira Oeste. Isso porque, durante o feriado, uma frente fria vai passar  ao lado do Litoral do Rio Grande do Sul, assim como áreas de instabilidade. O sol deve aparecer em todo Estado, mas regiões como Fronteira Oeste, Missões, Noroeste, Norte e Serra podem receber pancadas de chuva entre a tarde e a noite, incluindo raios e risco de granizo. De acordo com a Climatempo, isso se deve a um cavado meteorológico. A Região Metropolitana e as demais regiões do Estado permanecem com tempo firme.

A temperatura segue amena em todo o RS. Na Capital, os termômetros devem variar entre 15°C e 27°C. Em Caxias do Sul e em Erechim, a máxima será de 23ºC. Já em Santa Rosa e em São Borja, a temperatura pode chegar a 30ºC.  

Sexta-feira (22)

A frente fria deve avançar ao longo do Litoral e as áreas de instabilidade devem se intensificar, sobretudo na região Sul. Há condições de pancadas de chuva para todo o Rio Grande do Sul que podem acontecer, em geral, na parte da tarde ou  noite. As exceções devem ser a Fronteira Oeste e a Região Sul, que devem receber a chuva ainda de madrugada. Há condições de rajadas de vento e queda de granizo. A Capital terá o dia marcado por sol e pancadas de chuva. 

Os maiores acumulados de chuva devem se concentrar na metade Norte. Cidades como Passo Fundo, Erechim, Ijuí e Frederico Westphalen têm acumulado previsto de 15 milímetros. Por conta do tempo mais fechado, as temperaturas ficam baixas no decorrer do dia pelo RS. Em Porto Alegre, a amplitude térmica deve ir de 17°C a 25°C.  Pelotas, Erechim e Santa Maria terão temperatura mínima de 13ºC.
 

Sábado (23)

No sábado, as áreas de instabilidade junto da frente fria começarão a se afastar do Rio Grande do Sul. Assim, a previsão é de que o sol já apareça forte ao amanhecer em todo o Estado. Entretanto, durante a tarde ainda devem acontecer pancadas rápidas no Norte, Noroeste e Litoral. 

As temperaturas, de maneira geral, seguem baixas pelo Estado. Porto Alegre terá mínima de 15ºC e máxima de 24ºC, enquanto em  Passo Fundo irá variar de 13º a 21ºC. Já Torres pode registrar de 15º a 22ºC. 

Domingo (24) 

Encerrando o feriado prolongado, para o domingo há previsão de outras áreas de instabilidade avançando sobre o Rio Grande do Sul, fazendo com que a chuva volte de forma generalizada ao Estado. As pancadas devem acontecer, com raios, durante a tarde e a noite. Na Fronteira Oeste, podem chegar ainda pela manhã. 

Quanto às temperaturas, domingo será marcado por uma grande amplitude térmica. Porto Alegre terá mínima de 12ºC e máxima de 28ºC. Santa Maria, entre 10ºC e 28ºC. Já Pelotas irá dos 8ºC aos 25ºC.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CsFqn96YwnX36UVSJgIDeK

Gaúcha ZH