Tempo
Foto: Arquivo/TP News

Nos próximos sete dias, o tempo chuvoso e quente deverá predominar no Rio Grande do Sul, com chuvas mais expressivas na Região Norte. É o que prevê o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 22/2020, divulgado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater-RS e Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA).

Na sexta-feira (18/12), poderão ocorrer pancadas de chuva, típicas de verão, principalmente no período da tarde na metade Norte, e as temperaturas máximas devem oscilar entre 36° e 38°C na Campanha e nas Missões. No sábado (19/12), a presença de um cavado (área de baixa pressão alongada) e a formação de uma frente fria provocarão pancadas de chuva no decorrer do dia em todas as regiões. Os maiores acumulados deverão ocorrer no Oeste e Norte.

No domingo (20/12), ainda há possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas no Alto Uruguai, no Planalto Médio, nos Campos de Cima da Serra e na Serra do Nordeste, especialmente no período da tarde.

Entre segunda-feira (21/12) e terça-feira (22/12), a presença do ar seco garantirá o tempo firme, com temperaturas amenas no período noturno e elevadas durante o dia, próximas dos 30°C no Oeste do Estado. Na quarta-feira (23/12), as chuvas retornam na faixa Leste e nas regiões de divisa com Santa Catarina, principalmente à tarde.

Os totais de chuva mais significativos deverão oscilar entre 60 e 80 milímetros (mm) nas Missões, no Planalto e nos Campos de Cima da Serra. No Alto Uruguai poderão superar 90 mm. Os totais mais baixos devem oscilar entre cinco e 35 mm na parte Sul do Estado.

Seapdr