Comportamento
Foto: Reprodução

“Talvez você já tenha ouvido falar sobre as linguagens do amor em algum vídeo, em uma palestra trazida por um especialista em algum evento da igreja (caso você frequente uma), ou quem sabe você leu o livro de Gary Chapman que fala sobre o tema. E caso você ainda não saiba do que estamos falando, temos no Sempre Família matérias sobre isso e, no fim desta especificamente, tem um vídeo.

Em linhas gerais, Chapman categoriza cinco maneiras com as quais o amor é expresso e experimentado por nós. E entender a linguagem de amor do seu cônjuge e de seus filhos é bastante importante para que as relações familiares fluam da melhor forma possível. Observar como aqueles que o cercam se comportam no gestual e na fala, pode lhe dar dicas sobre a linguagem daquela pessoa com quem você se relaciona e o passo seguinte é descobrir como expressá-la. Lembre-se que você também tem sua linguagem de amor.

Ok. Tudo parece muito bonito na teoria, mas, como colocar em prática e de fato falar a linguagem de amor do outro? Vamos pensar especificamente no relacionamento entre marido e mulher. O quanto saber falar a linguagem de amor do seu cônjuge facilitará a vida à dois? Saiba que muito! Aqui trazemos algumas ideias para estimular sua criatividade e fazer funcionar aquilo que nos livros parece ser tão bonito. E que no fim das contas, é!

Tempo de qualidade

Essa linguagem nada mais é do que estar intencionalmente com a outra pessoa. Não ficar pensando ou resolvendo outros assuntos, mas viver o presente.

Organizem um dia ou um período dele para estarem juntos e sem distrações. Se puderem deixar os filhos com alguém de confiança, como um familiar, por exemplo, façam! Desligar notificações do celular também é importante;

Participe com seu cônjuge de alguma atividade de que ele goste e que você não costuma fazer;

Se trabalham fora de casa, combinem de um passar para buscar o outro e façam desse trajeto de volta para casa um tempo de conversa e escuta. Talvez a ida ao trabalho funcione assim também;

Façam algum curso juntos;

Compartilhem suas listas de sonhos e conversem sobre a importância do que está escrito ali;

Atos de serviço

Para a pessoa que tem como linguagem de amor primária o ato de serviço, tarefas concluídas ou realizadas sem que seja feito um pedido, são especiais!

Dê ao seu cônjuge um dia de folga tomando para si algumas tarefas que costumeiramente são dela;

Da mesma maneira, faça por ela alguma tarefa que ela detesta;

Deixe a toalha dela pronta para ser usada no banheiro e o roupão à sua espera na saída;

Pergunte se há algo na lista de tarefas dessa pessoa, que você possa fazer;

Faça o jantar ou o almoço, ou quem sabe prepare o café da manhã lembrando de comprar os alimentos preferidos dela;

Toque Físico

Para todas as pessoas o toque é importante. Alguns têm mais necessidade do que outros, mas todos em algum momento precisam de um abraço ou carinho reconfortantes. E para quem tem o toque físico como principal linguagem do amor, essas são formas de recarregar as energias e a falta desse tipo de afeto os machuca.

Abrace seu cônjuge quando acordam ou antes de saírem para o trabalho;

Sente-se perto o suficiente em público para que o outro sinta-se protegido e notado por você;

Em casa, enquanto assistem a algum programa na televisão ou filme, faça carinho na cabeça ou segure sua mão

Descanse sua cabeça no peito ou no ombro do outro na cama, mesmo que seja apenas por alguns minutos antes de ir dormir;

Faça uma massagem;

Palavras de afirmação

Não só elogios, mas principalmente palavras encorajadoras são essenciais àqueles que têm as palavras de afirmação como linguagem do amor.

Esconda pequenos cartões com palavras de agradecimento no carro e pela casa onde o outro poderá encontrar;

Mantenha contato visual com ele enquanto lhe diz por que ele é um bom pai, amigo, empregado ou filho. Isso comunica que essa pessoa é valiosa em todas as funções que desempenha;

Envie um vídeo para dizendo o que você aprecia nele ou ligue durante o dia e ao final da conversa lhe diga o quanto é especial para você;

Receber presentes

Com toda a certeza, aquele que tem a linguagem de amor de receber presentes ficará muito feliz ao receber algo especial vindo de você.

Peça para que alguém entregue a comida favorita dele no trabalho.

Crie uma lista de reprodução para ele com todas as suas músicas favoritas. Faça-o tocar quando ele começar a se preparar para o dia.

Encomende algo que ele está querendo online e receba quando ele menos esperar.

Coloque o doce favorito dele no banco do passageiro do carro para que ele a encontre quando sair para o trabalho.

Presenteie o outro em datas comemorativas. E não precisa ser algo suntuoso, mas precisa ser algo feito com carinho.”

Sempre Família