Comportamento

De cada três condutores gaúchos, dois já utilizam a carteira de habilitação no celular

O Rio Grande do Sul atingiu nesta terça-feira (14) a marca de 3 milhões de carteiras nacionais de habilitação disponíveis em telefones celulares por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, também conhecido como “CNH-e”. Levando-se em conta os quase 4,58 milhões de condutores gaúchos com o documento em dia, isso significa que praticamente dois de cada três acessam a ferramenta, que ainda é opcional.

Apenas dois Estados têm maior contingente de habilitados que aderiram a essa versão: São Paulo (10,2 milhões) e Minas Gerais (3,6 milhões). Em todo Brasil, a adesão já abrange mais de 35 milhões de motoristas e motociclistas.

A CNH-e tem o mesmo valor jurídico do documento impresso. Uma de suas principais vantagens é a de poder ser baixada antes mesmo do recebimento da versão em papel, seja da primeira habilitação ou da renovação (no momento da solicitação de um desses serviços devem ser informados telefone e e-mail).

Também fornece dados que não constam no formato tradicional. É o caso da validade do exame toxicológico e de cursos especializados que o condutor já realizou.

Já o aplicativo Carteira Digital de Trânsito disponibiliza os documentos do veículo  e possibilidade de adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica, além de uma série de serviços como indicação de condutor infrator, início do processo de venda do veículo e adesão ao cadastro positivo de condutores.

Além de celulares, o documento digital pode ser gerado em tablets e outros dispositivos móveis, a partir do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, disponibilizado pelo Serpro. Antes de baixá-lo na plataforma Google Play Store ou App Store, é necessário se cadastrar no Portal de Serviços da Senatran. Os detalhes estão no site do Departamento Estadual de Trânsito – detran.rs.gov.br.

Alerta

O órgão, porém, faz um alerta para quem optar pela carteira digital de habilitação: embora a CNH-e seja acessível sem necessidade de conexão wi-fi ou de dados móveis, é preciso estar atento para a bateria e o correto funcionamento do aparelho. Para efeitos de fiscalização de trânsito, não portar nenhuma das versões do documento é uma infração punida com multa.

Em Porto Alegre, quem necessita de atendimento presencial do Detran deve se dirigir à central de serviços Tudo Fácil da Zona Norte (terceiro andar do Shopping Wallig, na avenida Assis Brasil nº 2.611 (bairro Cristo Redentor).

Devido a questões contratuais, a unidade da Zona Sul está temporariamente sem atendimento. Já a do Centro Histórico permanece fechada ao público desde o começo da pandemia de coronavírus, em 2020, enquanto não se define um novo local para sua reabertura.

O Sul

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Por que mulheres têm risco maior de Alzheimer do que homens? Cientistas encontram pista

Pesquisadores brasileiros e norte-americanos descobriram que mulheres com declínio cognitivo, desde casos mais leves até…

11 minutos ago

Massa de ar polar avança sobre o RS e deve derrubar a temperatura até quarta-feira

Apesar do predomínio do sol, a Páscoa e o feriado de Tiradentes serão de frio intenso em todo o Rio…

22 minutos ago

Coluna Semanal – Os Soberbos

Parte da mensagem mediúnica de Adolfo, bispo de Argel. (Marmande 1862). “Homens, por que vos…

12 horas ago

Homem de 34 anos está na condição de desaparecido em cidade da Região

Um homem de 34 anos, é dado como desaparecido desde que saiu de casa por…

13 horas ago

Seis feminicídios são registrados na Sexta-feira Santa no Rio Grande do Sul

O feriado da Sexta-feira Santa, que deveria ser marcado por momentos de reflexão e paz, foi…

13 horas ago

Casal de jovens é morto a facadas no RS; suspeito do crime é o ex-namorado da vítima

Um duplo homicídio foi registrado na madrugada desta sexta-feira (18) na comunidade de Arroio Feliz,…

18 horas ago

This website uses cookies.